domingo, 16 de outubro de 2011

Cidade Capital de Cultura 2012 / Fastos vimaranenses II : Guias de Turismo


Visitar uma cidade, no caso vertente, Guimarães que será, em 2012, Capital de Cultura Europeia, pressupõe normalmente alguma preparação logística, informativa e cultural. Embora a cidade não seja grande, é sempre vantajoso ter um Guia à mão, para nos orientarmos devidamente, fazer opções nas visitas e escolher os melhores percursos. É provável que haja guias turísticos da Cidade, anteriores a 1940, mas eu não os conheço. Assim, começarei cronologicamente pelo que foi editado por alturas do duplo centenário da Fundação e Restauração de Portugal. Como se segue:
1. "Roteiro da Cidade de Guimarães" (48 pgs. num.), de Jerónimo de Almeida. Guimarães, Esc. Ofic. de S. José, 1940.
2. "Guimarães - Guia de Turismo" (212 pgs.), de Alfredo Guimarães. Tipografia Porto Médico, Lda., Porto, 1953 (2ª edição).
3. "Guia de Portugal - Entre Douro e Minho - II Minho" (4º volume, com colaboração diversa, e com as páginas de 1134 a 1233, dedicadas a Guimarães). Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1965.
4. "Guimarães - roteiro turístico" (120 pgs.), de Barroso da Fonte. Editora Correio do Minho/SM - Braga, 1991.
5. "Guimarães - Roteiro Turístico" (208 pgs.), de Armindo Cachada. Ideal-Artes Gráficas, s/l, 1992.
Todas estas publicações tiveram o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e desconheço se, para o acontecimento do próximo ano, a Autarquia irá editar algum novo Guia, ou reeditar algum dos mais antigos, aqui referidos. Seja como for, dos 5 Guias, penso que os mais interessantes e completos são os nº 2 e 3, pelo mais amplo enquadramento que fazem dos factores históricos, geográficos e culturais. Os dois últimos são, no entanto, mais portáteis.

3 comentários:

  1. A Câmara, ou uma editora, devia aproveitar Guimarães ser Capital Europeia da Cultura para editar um novo guia, ou reeditar algum, actualizando-o, em várias línguas.

    ResponderEliminar
  2. Ressalvo: Cidade Capital de Cultura e não Capital Europeia de Cultura.

    ResponderEliminar
  3. Era mais que oportuno, e concordo totalmente consigo. Estou um pouco em branco sobre as actividades e acontecimentos já programados, mas creio que no início de Dezembro de 2011 já saberei de algumas coisas concretas. E darei notícia.

    ResponderEliminar