segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pequena história (3) : Fialho e Eça


É conhecido o ódio de estimação e ciúmes que Fialho de Almeida tinha por Eça de Queiroz.
Quando, no Largo Barão de Quintela, foi inaugurada a estátua de Eça, Fialho no jornal "A Tribuna" criou várias situações imaginárias, para denegrir, apoucar e ridicularizar o autor de A Relíquia. Conta-se, talvez, a mais engraçada, em que Fialho de Almeida inventou uma falsa entrevista com o proprietário do palácio que ficava de frente para a estátua. Segue:
"- Diga-me, Sr. Monteiro Milhões, o que pensa V. Excª. do monumento?
- Penso que tenho de voltar a frontaria da minha casa para o Teatro D. Amélia (hoje, S.Luís). Imagine que os meus netos estão constantemente a perguntar quem é aquela senhora sem camisa. Já no outro dia lhes disse que era D. Maria II, mas com estes frios, os pequenitos, educados na compaixão, não me largam para que lhe mande um cobertor."

3 comentários:

  1. Também se contava que a criada de Eça teria dito ao ver o monumento: «- O Sr. Dr. está muito parecido; agora a Sr.ª D. Emília...»

    ResponderEliminar
  2. Para mim uma das estátuas mais lindas de Lisboa, senão a mais linda.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da sua história, que não conhecia.
    Estive a pensar e, se calhar, também é das estátuas que mais gosto, em Lisboa.

    ResponderEliminar