domingo, 25 de julho de 2010

De Dali a Botticelli, a caminho da metafísica nocturna...


O tempo plasma-se como os relógios no quadro de Dali ou algum queijo babão que fique fora do frigorífico. As aves calam-se, não soltam pio - é a fornalha de deus. Nem mesmo as andorinhas e os zilros, habitualmente tagarelas, dão sinal. Por onde andará a lua?, já que o "aladino", às 21,05, já estava de olho aberto e persistente. Na sua plenitude, de cheia, a lua deve estar a compor-se no espelho de algum lago, antes de aparecer em toda a sua magnificência. Com 31º a rua, deserta, o silêncio é total.
Mas lá vem ela! Começo a ver-lhe a calote superior por cima das casas: são 21,13. E, hoje, não vem acompanhada da Vésper. A estrela da manhã ou, simplesmente, Vénus, ficou a tomar banho ou a ressurgir das águas, como no quadro de Botticelli.
Num "zapping" impaciente, depois do frugal jantar, assisti a um inquérito feito na TV a vários seres humanos. Pedia-se que dissessem qual a coisa que mais temiam. Respondeu uma sul-americana: "- As cobras!". Um nativo de Papua Nova-Guiné, de meia idade: "- O vulcão." Uma siberiana, já velha, disse que não tinha medo de nada ( pelas feições, podia bem ser parente de Putin). Mas um habitante de Jerusalém, dos seus quarenta anos, ao ser-lhe perguntado por aquilo que mais temia, respondeu simplesmente: "Deus".

7 comentários:

  1. Cheguei há pouco da rua e o termómetro do carro marcava 28,5º...

    P.S: A propósito do «Dylan Thomas, em sequência (II)» deixo-lhe um link:
    http://universosdesfeitos-insonia.blogspot.com/2010/07/nao-entres-docilmente-nessa-noite.html
    e lembro um comentário de MR, há uns dias: estamos ávidos de boas traduções...

    ResponderEliminar
  2. de que teria medo uma velha russa judia? Eu sei que teria medo dela...

    ResponderEliminar
  3. E eu vou dormir, mais refrescado... obrigado por este poema em prosa ou por esta prosa poética.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado c. a.(irei ver),oliveira da eurídice (atiravas-lhe com a osga!...), JAD (com votos de uma noite,mais fresca, do que odia.).

    ResponderEliminar
  5. De Deus não tenho medo, mas do que se faz em nome dos deuses...

    ResponderEliminar
  6. E esqueci-me de dizer que gostei do post.

    ResponderEliminar