quarta-feira, 14 de julho de 2010

Memória 32 : Ingmar Bergman


Homem prolífico quer em filmes (mais de 60), quer em filhos (9), Ingmar Bergman nasceu na Suécia, a 14 de Julho de 1918, e veio a morrer, em 30 de Julho de 2007, nas Ilhas Faröe, para onde se tinha retirado. Dividiu a sua vida activa pelo teatro e pelo cinema que diferenciou de forma pragmática e humorística, assim: "O teatro é como uma esposa fiel. O cinema, uma grande aventura - uma dispendiosa amante." Era um entusiasta de gostos alargados que iam de Antonioni a Spielberg. E Woody Allen é um dos fãs mais fiéis dos seus filmes. Os temas de Ingmar Bergman têm a ver, essencialmente, com a condição humana, o desespero e a angústia, a solidão e a morte. Filho de um padre (pastor) também abordou, muitas vezes o tema da fé e a religião, tendo dito uma vez: "Espero não chegar a velho, senão ainda me torno religioso." É redundante dizer que Ingmar Bergman é um dos meus realizadores preferidos.

6 comentários:

  1. Gosto de gente com «gostos alargados».
    Gosto de alguns (muitos) dos seus filmes. Devo dizer que alguns deles vi uma vez para nunca mais, embora tenha gostado deles. O mesmo me acontece com alguns filmes de Dreyer.
    Vou tentar encontrar a entrevista num DVD.

    ResponderEliminar
  2. Por razões ocasionais, o meu recorde (6 vezes) é "A Fonte da Virgem" de que recordo as cenas da Ira do cavaleiro a arrancar a árvore, seguida da sauna primitiva. E o gosto de Max von Sidow a comer pequenos morangos com leite (antepassado do "chantilly"...), numa gamela de madeira.Muito embora "Os Morangos Silvestres" ou o "Sétimo Selo" tenham a minha preferência.
    Oxalá consiga o DVD, MR, porque este trabalho da BBC é muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Almejo, para a minha velhice, uma Lanzarote ou uma Faroe. Tão ardentemente quanto mercê-la.

    ResponderEliminar
  4. oliveira da eurídice, faço votos para que o desejo se realize!
    Lembro, no entanto, 2 alternativas (mais pobrezinhas,contudo): a pequena ilha do Corvo e,mais próximo ( por causa do Teodoro & Cia...),o arquipélago das Berlengas.

    ResponderEliminar
  5. Este documentário é notável e julgo que está todo (em vários pedaços) no You Tube. Vi-o há uns tempos, quando fui à procura de uns vídeos e gostei muito.
    Curiosamente, a minha ideia de «velhice ideal» não é bem esta de me retirar para uma casa numa ilha remota. Infelizmente, a minha natureza está mais próxima dos salmões...

    ResponderEliminar
  6. Calculei que já conhecia o documentário, c.a..
    Sobre velhice - e eu posso falar com "autoridade" - acho que é muito difícil "programar". Sobre os salmões, só posso tentar adivinhar, mas creio que percebo...

    ResponderEliminar