quinta-feira, 15 de julho de 2010

Salão de Recusados XIX : Portugal e Espanha


1. "Opúsculos", tomo III, 1858 (excerto):

"Por mais que a tradição de antigas malquerenças e o ciume da nossa autonomia nos affaste dos outros povos de Hespanha, dos quaes os eventos politicos fizeram, mais ou menos forçadamente, uma só nação, é certo que, apesar de todas as repugnancias entre portugueses e hespanhoes, nas opiniões, nos costumes, nas tendencias moraes de ambas as nações se está revelando a cada passo uma origem comum. Postoque cada uma dellas tenha defeitos especiaes, como os há de provincia para provincia, dão-se alguns tão nossos e tão hespanhoes, que de per si, sem outros adminiculos, provam de sobejo essa comunidade de origem. ..."
Alexandre Herculano (1810-1877).

2. "Uma Campanha Alegre", volume I, Outubro de 1871 (excerto):

" A companhia dos caminhos de ferro está abusando um pouco da amizade impaciente que (no seu entender) nós e a Hespanha nutrimos reciprocamente. A cada momento nos facilita entrevistas eternas. Sim, de certo, nós e os hespanhoes meigamente nos amamos! Mas não sentimos a necessidade urgente e ávida de nos precepitarmos, assim, todos os oito dias, nos braços uns dos outros! (...) O paíz não póde em sua honra consentir que os hespanhoes o venham vêr. O paíz está atrasado, embrutecido, remendado, sujo, insipido. O paíz precisa fechar-se por dentro e correr as cortinas. E é uma impertinencia introduzir no meio do nosso total desarranjo, hospedes curiosos, interessados, de luneta sarcástica! ..."
Eça de Queiroz (1845-1900) e Ramalho Ortigão (1836-1915).

4 comentários:

  1. Dois textos fantásticos.
    Parece que hoje, felizmente, os portugueses vêem a Espanha e os espanhóis de outro modo.

    ResponderEliminar
  2. Também me parece que a relação,hoje em dia, é muito mais pacífica. Do lado económico-financeiro é que ainda há crispação (Santander-Totta,PT...),MR.
    Tanto "Os Opúsculos" e, sobretudo,"As Farpas" são um manancial para rever os nossos tiques perpétuos...

    ResponderEliminar
  3. Há posts seus que me dão uma ideia do tamanho da minha ignorância. Este é um deles...
    Subscrevo a opinião de MR: dois textos fantásticos...

    ResponderEliminar
  4. Sobre desconhecermos muito do que não é a nossa área é perfeitamente normal. Eu sou ignorante em muitíssimas áreas. Não se pode chegar a tudo. E é sempre bom, para os curiosos no bom sentido, que haja coisas novas para descobrir.

    ResponderEliminar