sexta-feira, 16 de julho de 2010

Leituras Antigas VIII : Colecção Pequenina (brasileira)



A banda desenhada, para mim, identifica-se, no essencial, com dois nomes: " O Cavaleiro Andante" e a "Colecção Pequenina", de origem brasileira. Foi em 1955 que a descobri e pertencia à Editora Brasil-América Limitada. Tinha direcção de Adolfo Aizen e a sede era na Rua General Almérico de Moura, 302, Rio de Janeiro. Depois vieram as associadas , Colecção Misterinho (do mesmo formato), Edição Maravilhosa e Epopeia - todas da mesma casa editora. Foi nestas revistas de banda desenhada que li, pela primeira vez, de forma condensada, "O Conde de Monte Cristo", "O Corcunda de Notre Dame", "A Escrava Isaura"...
Da "Colecção Pequenina" tenho 48 números (era mensal), porque cheguei a ter assinatura. As ilustrações, pelo menos das capas, eram de José Gomes, e muito sugestivas. Esta colecção teve início em 1954 e o último livrinho que possuo é o nº 70 ("Heróis da Floresta", sobre Robin Hood), de Janeiro de 1960. Gradualmente o preço da revista foi aumentando: a princípio 5, depois 7 e, finalmente, cada pequena revista, já custava 10 Cruzeiros. Mas eram bem empregues.

6 comentários:

  1. O Cavaleiro Andante ainda li. Esca Col. Pequenina que o APS já aqui tinha falado, parece-me, nunca a tinha visto. E concordo que as capas são muito giras.
    A Col. Misterinho também vai aparecer aqui? Estou curiosa...

    ResponderEliminar
  2. Certamente, MR.É policial, como o nome sugere.

    ResponderEliminar
  3. Poderia dizer-me se conhece um livo de BD que continha 4 histórias, precisamente com esses desenhos: conde d emonte cristo, corcunda d enotre dame, rei da escócia e a outra história não me lembro.
    Tive esse livro em criança. Perdi-o e não sei a editor aou nome.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, meu caro WB, não o posso ajudar. Só conheço, e em separado, na colecção "Pequenina", brasileira. Mais tarde, acabei por ler os romances originais, também em volumes individualizados.

    ResponderEliminar