quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cancioneiro Geral IX : Fernão da Silveira e Dom Rodrigo de Castro


De Fernão da Silveira a Dom Rodrigo de Castro que beijou uma Dama e ela meteu-lhe a língua na boca.

Pois mediste assim crua
a sua língua co'a vossa,
dizei-nos qual é mais grossa,
se a vossa, se a sua.

Também queremos saber
até onde foi metida
e qual era mais comprida,
mais solta no remexer.
Se veio tal falcatrua
por sua parte ou por vossa,
nos dizei qual é mais grossa
se a vossa se a sua.


Resposta de Dom Rodrigo.

Mais comprida e mais delgada
achei a sua que a minha,
porque toda a campaínha
me deixou escalavrada.
E fez-me tão grandes brigas
nos queixais,
que mos não fizera tais
um grande molho de urtigas.


Outra sua.

Eu disse-lhe: - Tate, perra,
não metais assim de ponta
a lingua que tanto monta
com os da boca em terra!
Fazei conta!
Dizia: - Mano, deixai-me
enquanto tenho lugar!
E eu bradava: - Soltai-me,
deixai-me resfolegar,
que me quereis afogar!

Nota: procedi a pequenas actualizações ortográficas.

6 comentários:

  1. - Nem sei que dizer.
    - Pois, não diga nada.
    - :)))

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso: adoro esta «série»... :-)))

    ResponderEliminar
  3. Obrigado,c.a..Mas estou quase a chegar ao "alerta vermelho"...e, por isso, prestes a acabar

    ResponderEliminar
  4. :-))))) Compreendo-o. Mas pensando melhor, era capaz de ser um teste engraçado para os senhores de Mountain View ;-)

    ResponderEliminar