quarta-feira, 7 de julho de 2010

Curiosidades 10 : Apetites franceses


Além da sua célebre gastronomia e vinhos, a França é também a pátria de François Rabelais, autor de "Pantagruel" que, por sua vez, veio a dar nome ao, talvez, mais conhecido livro de receitas português - "O livro de Pantagruel", que já ultrapassou as 50 edições. Foram seus autores: Bertha Rosa-Limpo, Jorge Brum do Canto e Maria Manuela Limpo Caetano. Mas era de França que estavamos a falar e dos seus comeres. Para que conste, vamos dar, de dois dos seus mais ilustres filhos, as preferências culinárias:
1. Napoleão (1769-1821) detestava a carne em sangue e era doido por frango de fricassé, a que chamaram "Marengo". Gostava também imenso de almôndegas de aves, de "vol-au-vent", de empadões de peixe; e tinha um fraco por macarrão à italiana com queijo parmesão.
2. Victor Hugo (1802-1885) tinha um apetite homérico. Nunca descascava uma laranja: trincava-a e comia-a com casca. Mastigava igualmente a crosta das lagostas. Devorava, facilmente, ele sozinho, uma perna de carneiro e costumava dizer: "O peru é um animal ridículo; é talvez demasiado para uma pessoa só, mas não chega para duas."

4 comentários:

  1. Em gostos gastronómicos estou mais do lado de Napoleão.
    Nunca experimentei comer laranja com casca (aliás, no geral, não gosto de fruta com casca), nem crosta de lagosta. :)

    ResponderEliminar
  2. Aliás,parece-me o mais sensato não comer as "embalagens"...

    ResponderEliminar
  3. Extraordinário, esse Vitor Hugo! Desconfio que Goscinny e Uderzo se inspiraram nele para criar o Obelix... :-)

    ResponderEliminar