quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bibliofilia 22 : um poeta pouco recomendável...



De António Lobo de Carvalho (1730-1787), poeta de origem vimaranense, sabe-se pouco. Seria bacharel em Direito e viveu grande parte da sua vida em Lisboa, onde era conhecido por Lobo da Madragoa, por lá viver. Era grande amigo de João Xavier de Matos. Os seus poemas, em grande parte, são fesceninos ou mordazes. Alberto Pimentel romanceou-lhe a vida no livro "O Lobo da Madragôa" (1904) que se lê sem fastio.
As suas obras saíram, postumamente, em 1852 ("Poesias Joviaes e Satyricas"), de forma quase clandestina pelo seu conteúdo, e com falso lugar de impressão - Cadix. Na verdade, terão sido impressas em Lisboa. O livro tem prefácio e uns "Apontamentos para a Biographia do Auctor", mas não refere quem os escreveu. O volume é muito raro aparecer à venda. O meu exemplar, encadernado e em razoável estado, foi comprado em Lisboa, em meados dos anos 80, por Esc. 2.500$00 (cca. euros 12,50). Em Outubro/Novembro de 1989, num leilão da Soares & Mendonça (lote 2166), um volume semelhante ao meu vendeu-se por Esc. 17.000$00.
Nota: já depois de colocado este poste, tive oportunidade de confirmar que o prefácio do livro acima referido se deve a Inocêncio Francisco da Silva. O que indicia que, possivelmente, os apontamentos biográficos e a edição do livro se lhe devem, também.

9 comentários:

  1. Engraçados os dois sonetos escolhidos. A escolha deve ter dado trabalho. :)

    ResponderEliminar
  2. Só conheço poesias soltas do Lobo da Madragoa, mas as que conheço seriam "classificadas para adultos".
    Gostei deste post e hei-de procurar a biografia que refere de Alberto Pimentel.

    ResponderEliminar
  3. S´agora reparei no "joviaes" do subtítulo. Deve ser uma jovialidade "reservada" a adultos. (Isto dos adultos é piada! :)

    ResponderEliminar
  4. Deve ter sido o Inocêncio que deu o nome ao livro. E, pelo nome dele (Inocêncio), talvez a "inocência" do título...
    O livro de A.Pimental é da Parceria A. M. Pereira (1904), mas não creio que a tenham reeditado. É uma edição bonita, ilustrada com 40 gravuras e encadernação tipo arte nova, do editor. Por outro lado, cita muitos poemas de Lobo.

    ResponderEliminar
  5. Inocêncio, cujo centenário se celebra este ano.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que mo lembra,MR, e agradeço. Porque embora fosse um pouco misógino, e talvez muito "inho" minhoto - que, suponho, não era de origem -, foi um incansável trabalhador de Cultura, ao serviço dos outros.

    ResponderEliminar
  7. Encontrei um exemplar do livro de Alberto Pimentel num alfarrabista: 90,00 euros. Estou a pensar… a pensar…

    ResponderEliminar
  8. Com a maior franqueza e estima, acho que é caro, Miss Tolstoi. Tem jeito para "marralhar"? Tente fazer-lhe uma oferta à "Padrinho", com 2 notas de 20 euros, na mão. Eu, próprio, já fiz asneiras por ter pressa de comprar um livro, que passados alguns meses podia adquirir, por metade do preço.

    ResponderEliminar