sexta-feira, 30 de julho de 2010

Livros para levar


A alguém que me pediu sugestões de leitura para estas próximas férias, indiquei três nomes: Steiner, Camus e Eugénio de Andrade. Mas se tivesse de alargar a minha escolha para 10 livros (para ler ou reler), seriam os seguintes:
1. Carta a minha mãe - Georges Simenon
2. Danúbio - Cláudio Magris
3. Desgraça - J. M. Coetzee
4. Directa - Nuno de Bragança
5. Errata, revisões de uma vida - George Steiner
6. Homem de palavra(s) - Ruy Belo
7. Le premier homme - Albert Camus
8. Montanha Mágica - Thomas Mann
9. Ostinato Rigore - Eugénio de Andrade
10. A Sociedade Medieval Portuguesa - A. H. de Oliveira Marques.

Nota pessoal: o romance de Coetzee ("Desgraça") só o aconselho a pessoas de nervos fortes.

6 comentários:

  1. Obrigado... ainda me faltam ler alguns.

    ResponderEliminar
  2. Ainda há tempo, o meu é que já não será tanto...

    ResponderEliminar
  3. Pois é, comecei a Desgraça, mas ficou pelo caminho.
    Não li o Steiner (mas ando com vontade de o ler), nem o Camus.
    Vou fazer um post sobre o que me proponho ler este Verão. Vamos a ver se é desta.
    Aconselho vivamente o Danúbio, principalmente a quem vá viajar por essas regiões.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, MR. O Coetzee tem livros com arquitectura robusta, mas psicologicamente pesados. O livro do Steiner é uma "sinfonia": tente não perder. Se tiver paciência, dentro de algum tempo,eu passo-lhe o Camus (volta às origens). Vou agora uns dias ao Porto, e levo-o.
    O "Danúbio" é o que sabemos...de bom!

    ResponderEliminar