domingo, 4 de julho de 2010

Leituras Antigas VII : Colecção Vampiro



Não posso, inteiramente, chamar-lhes "Leituras Antigas" porque, ainda hoje, leio estes livros policiais. Mas parei de os comprar, agora que têm novo formato e são muito menos originais e muito mais pobres no seu novo "design". Reproduzo os volumes: 1 (Agatha Christie), 2 (Ellery Queen), 57 (S. S. van Dine) e 71 (Georges Simenon), em imagem. São os meus quatro autores policiais de estimação, com preponderância para Simenon e van Dine.
E, pasme-se, "A Sombra Chinesa", de Georges Simenon, foi traduzido por Alexandre O´Neill. A Colecção Vampiro da Editora Livros do Brasil começou a ser publicada em Abril de 1947, com "Poirot desvenda o Passado" (Five Little Pigs) de Agatha Christie. O último que tenho é o nº 681, "Os quatro homens justos" de Edgar Wallace, já no novo formato - de que não gosto. Até este último número, tenho 575 volumes; e até ao nº 179 tenho a Vampiro completa. Creio ser a colecção portuguesa mais antiga em publicação.

5 comentários:

  1. Adoro o Maigret. Também gosto da Agatha Christie e do Ellery Queen. Gosto também de Erle Stanley Gardner e do seu advogado, Perry Mason.
    A Vampiro no seu novo formato nem parece a mesma colecção: empobreceu em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  2. E de quem são as excelentes capas?

    ResponderEliminar
  3. Quer dizer que lhe falta o n.º 180?

    ResponderEliminar
  4. Em relação aos favoritos, e por MR lembrar o E. S. Gardner, tenho que acrescentar, além deste, o Raymond Chandler e o Dashiel Hamett.

    Meu caro ms: as capas, pelo menos até ao 100 são do Cândido da Costa Pinto (as melhores, quanto a mim),depois há muitas de Lima de Freitas, ainda interessantes, segue-se Infante do Carmo...

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro ms, até ao nº100, as melhores, do Cândido Costa Pinto, depois Lima de Freitas, ainda boas, Infante do Carmo, assim assim, a seguir deixam de ter interesse estético

    ResponderEliminar