domingo, 25 de julho de 2010

Leituras Antigas X : Emílio Salgari



Nunca li nada de Emílio Salgari (1862-1911) em livro. Circulavam muitos volumes do autor, na altura, através da colecção da editora Romano Torres, mas calhou que fosse em banda desenhada que eu viesse a ler este escritor de aventuras. A Agência Portuguesa de Revistas começou a publicar Salgari creio que em 1956. As revistas saíam mensalmente e custavam Esc. 5$00. As capas apelativas eram da autoria de José Manuel Soares e os textos tinham a assinatura de Costa Pereira. A banda desenhada, em si, era muito inferior à brasileira, do ponto de vista gráfico. E o desenho dos quadradinhos, muito primário. Era o que havia em Portugal...
O formato das revistas passou, a partir do nº 22, a ser mais pequeno do que aquele que aqui se reproduz dos números 1 e 12. Desta colecção, tenho 24 revistas.

2 comentários:

  1. Estas capas são giríssimas.
    Fui uma grande leitora dos livros de Salgari, da Romano Torres. Todos os Verões ia uma semana para as Pedras Salgadas, onde não havia nada que fazer. Nessa semana lia um dia por dia, comprados numa pequena livraria que lá havia. Foi o tempo do Salgari e do Júlio Verne.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho muitas memórias de terras e de locais (livrarias e quiosques), MR, onde comprei determinados livros e/ou revistas.

    ResponderEliminar