sábado, 10 de julho de 2010

Vergílio Ferreira sobre Arte


Vergílio Ferreira (1916-1996), no pequeno ensaio (pequeno em páginas, mas grande em conteúdo) "Arte / Tempo", afirma:
"Entendemos pois que o sentimento estético é um modo específico de nos relacionarmos com a vida e que é nela que se recorta o que entendemos por arte. (...) Toda a ideia é o resíduo de uma emoção que se esqueceu. Porque a nossa relação original com o real é nessa emoção que se reconhece. O «tudo o que em mim sente está pensando», de Pessoa, é uma afirmação de um sentir do avesso, aquele sentir ao menos que disse ou sentiu isso mesmo... Por isso ele é um dizer de poesia, onde toda a ideia é um sentir dela. Assim compreendemos que da «geometria» de uma Ética de Espinosa se tenha dito já que toda ela ressuma sentimento. Ao princípio não era o Verbo mas a emoção de o dizer. O Verbo é o sinal dessa emoção, o ponto de apoio para ela passar e se manifestar."(pgs. 28/29)

Para H.N., com agradecimentos.


3 comentários:

  1. Um grande escritor. Li alguns ensaios dele, mas já não me recordo se este foi um deles.
    Gostei do que ele diz ser a nossa relação com a arte, entre a vida e a arte. E também da citação de Pessoa.
    Estava anunciado um novo romance de Vergílio Ferreira...

    ResponderEliminar
  2. Concordo, MR. Já sairam dois inéditos de V.F.: "A Curva de uma Vida"(1938) e "Promessa"(1947), da Quetzal. Mas não tenho grande vontade de os comprar...

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que já tinham saído e, sendo tão antigos, acho que não os vou ler. Por alguma razão, V. F. os não publicou em vida.

    ResponderEliminar