segunda-feira, 19 de julho de 2010

Leituras Antigas IX : Colecção Misterinho (brasileira)



Esta "Colecção Misterinho" é uma espécie de irmã gémea da anteriormente referida ("Colecção Pequenina"). É igual no formato, na disposição de páginas, embora as capas sejam inferiores no traço do desenho - o autor é outro: António Euzébio. Também eram publicadas pela Editôra Brasil-América Limitada, do Rio de Janeiro. Os temas é que eram diferentes: enredos policiais, maioritariamente, mas também ficção científica. O primeiro número, de Abril de 1956, é de Edgar Wallace: "A Porta das sete chaves".
Desta colecção tenho apenas 16 livrinhos, sendo o último, em meu poder, o nº 41, "O Justiceiro Negro" de Roderic Graeme. Estes livros despertaram-me pouco interesse e, por isso, nunca assinei a colecção e só comprava os números que me pareciam mais curiosos ou melhores. Tal como a sua congénere, o preço foi subindo, gradualmente, de 5 para 7 e, finalmente, para 10 Cruzeiros cada livrinho.

3 comentários:

  1. Nunca tinha visto esta «Misterinho». As capas são engraçadas.

    ResponderEliminar
  2. Esta Editora devia ser importante, na altura, porque na contracapa de um dos livrinhos da "Pequenina", até há uma fotografia de Guimarães Rosa a visitar a sede, no Rio. Por outro lado abarcava imensas áreas de interesses. Tinha, imagine MR,uma "Série Sagrada" (não tenho nenhum), dirigida por o Cónego António de Paula Dutra, com a vida de: Pio XII, N.S. de Fátima (nº2), S. Cosme e S. Damião,S. Luis Gonzaga,etc....

    ResponderEliminar
  3. Sim, foi bem importante. Aqui a coleção para download: http://guiaebal.com/misterinho01.html

    ResponderEliminar