quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bibliofilia 23 : Tratado de Táctica



O livro "Tratado de Tactica dirigido a instruir os Officiaes Novos, e Cadetes de Infantaria, e Cavalaria...", impresso em Lisboa, em 1787, na Oficina Patriarcal de Luís Ameno, é raro. O seu autor, Luís de Oliveira da Costa de Almeida Osório, segundo Inocêncio, foi Brigadeiro do Exército e " uma das victimas sacrificadas pelo furor popular em 1809, na cidade do Porto, onde era Governador das armas, como suspeito de jacobinismo, durante as commoções e alvorotos que precederam e seguiram a invasão do exército francêz commandado por Soult" (Tomo V- pg.311). Inocêncio errou a data de publicação do volume ("1801?"), mas Brito Aranha, no aditamento (Tomo XVI, pg.55), rectificou para 1787, como é realmente. Aquando da publicação da obra, o seu autor era cadete no Regimento de Infantaria de Penamacor.
O livro, como disse de início, é raro, mas muito interessante. Tem 703 páginas e 15 gravuras desdobráveis de que reproduzo a primeira. O meu exemplar está em bom estado. Comprei-o em finais dos anos 80, em Lisboa, por Esc. 12.000$00 (cca. 60,00 euros). Nos trinta anos que se seguiram, que eu saiba, só apareceu, à venda, outro exemplar, em Julho de 1998, num leilão do Palácio do Correio Velho (lote 21), com um estimativa de licitação entre 10.000$00 e 20.000$00 escudos.

P.S. : lamento a má qualidade das imagens reproduzidas. O livro é muito volumoso mas, também já é tempo de o confessar: em questões de novas tecnologias, sou ainda muito rudimentar...

4 comentários:

  1. Obrigado. Fiquei a conhecer mais um livro dedicado ao Príncipe D. José (1761-1788). Infelizmente não se teve conhecimento dele quando se realizou, em 1988, a Exposição evocativa do 2.º Centenário da sua morte.

    ResponderEliminar
  2. Fico muito honrado que o poste tenha tido utilidade,JAD.

    ResponderEliminar
  3. O nosso Principezinho. Foi uma pena ter morrido cedo, antes de tempo.

    ResponderEliminar
  4. Ao que parece,MR. Morrem cedo os que os deuses amam - creio que é assim a frase.Mas penso que vou dar sequência ao poste...

    ResponderEliminar