terça-feira, 27 de julho de 2010

O vagar português


Há mais de um mês que metade do penúltimo lanço das escadas rolantes, da estação Baixa-Chiado do metropolitano, e que levam ao dito Largo, se encontra parado (por avaria?, mas com certeza por incúria). Nos primeiros dez dias era, até, no sentido ascendente. Depois lá trocaram os sentidos. Será que o Metropolitano não tem quem o conserte?... (A ela, empresa, e ao lanço das escadas rolantes).

13 comentários:

  1. Há que tempos que ando para fazer um post sobre o péssimo serviço que o Metro nos oferece:
    1.º De escadas rolantes e passadeiras avariadas é melhor nem falar. Um dia há 15 dias só um dos 4 lances das escadas da Baixa-Chiado funcionava a subir.
    Um dos lances de escadas de Telheiras está parado há meses, senão há mais de um ano.
    Também a passadeira rolante do Marquês de Pombal está constantemente sem funcionar.
    Etc., etc.

    Também há imensas entradas e saídas de metro avariadas.
    Ainda no domingo, em Alvalade, uma senhora com um carrinho de bebé não conseguia entrar porque a entrada mais larga só funcionava num sentido: o da saída.

    E que dizer das informações, quando o Metro pára?

    O melhor é ficar por aqui, porque senão não acaba a choradeira.

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  2. E a caça aos €0,50 com aquela invenção do cartãozinho verde (um para o Metro e para a Carris, outro para a CP e outro ainda para a Fertagus) que se estraga com imensa facilidade e não é trocado dentro do prazo de validade?
    Os estrangeiros ficam em fúria.

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  3. Em qualquer país, dito civilizado, da Europa, este (mau) serviço prestado deveria ser suficiente para reavaliar a (in)capacidade da Administração do Metropolitano de Lisboa. Mas, em Portugal, são capazes de se defender com o electricista ou com a empresa que faz a manutenção das escadas rolantes...

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  4. Relativamente ao Metro da Baixa-Chiado, é do meu conhecimento que tem havido imensas reclamações junto da administração e a própria Câmara de Lisboa já diligenciou no sentido de saber porque tanto avariam as escadas rolantes da referida estação. Mas a empresa demora tanto a fazer algo como os próprios arranjos das ditas escadas...
    Quanto ao "cartãozinho verde" recarregável, a verdade é que os da Fertagus são utilizáveis na Carris e vice-versa como já tenho feito. Mas que foi uma excelente "invenção" para os cofres destas empresas lá isso estamos de acordo.

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  5. Só é triste porque o Metro até funcionava bem há uns anitos atrás.

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  6. Luís,
    Talvez me tenha enganado, mas o da Fertagus não funciona na CP e vice-versa.

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  7. Para MR:
    de uma curta visita de familares em Lisboa fiquei com 15 ! "cartões verdinhos", porque tal como me aconteceu hoje, o mesmo cartão não dá - teoricamente parece que devia ! - para o Metro Sul Tejo, nem para a Fertagus e da Fertagus não dá para o Metro. E também sucedeu que o mesmo não dava para o Metro e a Carris e, mesmo na Carris, não dava para os autocarros e a célebre carreira 28.Tenho agora vários, escrevendo a lápis para que me serve, de facto e na prática, uma vez que os esclarecimentos sobre o funcionamento teórico dos ditos não me resolveu, até hoje, ficar apenas com um único.
    HMJ

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  8. Este seu post fez-me lembrar uma anedota antiga sobre os submarinos da Marinha portuguesa: um não desce, o outro não sobe, e o terceiro sobe e desce... mas não navega... :-)

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  9. E porque será que não há um endereço email no site do Metro? Entupia com as reclamações.

    HMJ,
    15 cartões é obra.
    Eu também costumo escrever a lápis a data em que os ditos cartonitos acabam. Isto é normal?
    Uma amiga minha que esteve cá entrou em parafuso.

    c.a., :-)

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  10. Parece a adaptação portuguesa do jogo do bicho brasileiro, entendendo-se que os ganhadores são sempre os que promovem este "bingo-lotaria" de cartões. E ainda devem ter prémios anuais de desempenho...

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  11. Infelizmente, esta ladainha de "azares" parece que não tem fim à vista.
    Pergunta-se como é possível que uma boa ideia - um cartão único - está a ser trucidada, diariamente, pelas empresas transportadoras que, em princípio, acordaram e aceitaram a sua existência.
    Estarão essas empresas - públicas - interessadas, de facto, em ganhar mais utlizadores ? Com estes impedimentos ???
    Já perdi vários transportes, com demoras superiores a 15 minutos, pelos facto de o "bilhetes único" não funcionar nas chamadas transportadores "da rede do cartãozinho verdo"
    HMJ

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  12. Onde-se lê verdo deve ler-se: verde

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  13. Eu, como sou uma reclamante militante, já preenchi vários papéis de queixas no Metro, uma das quais por esta delirante resposta que me deram: um dia, às 19h57, quis fazer uma pergunta a uma senhora que se encontrava atrás de um guiché encerrado, sem horário afixado. A senhora disse-me que não podia responder porque estava encerrado. Resolvi perguntar a que horas tinha encerrado. Resposta: às 19h50. Acham que isto era horário de encerramento? Pedi logo um papel e a senhora que estava atrás de mim outro e reclamámos as duas.
    Responderam, deram-me razão e passado bastante tempo lá tem horário afixado, É cumprido? Não!
    Não sei se as reclamações dão para alguma coisa, mas não lhes passe pela cabeça pedir um Certificado e Qualidade e não o terão se houver queixas. Se calhar é por isso que ainda não o exibem.
    Prometo não comentar mais aqui.
    Mas reclamem. Se toda a gente que não consegue subir as escadas, abrir as portas do metro, etc, reclamasse por escrito...

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