terça-feira, 13 de julho de 2010

Curiosidades 11 : As bulas (1)


Confesso que, nos últimos quarenta anos, não tenho acompanhado, de muito perto, as actividades da fábrica da igreja católica-apostólica-romana. Não sei, por isso, se hoje ainda há bulas. Ou melhor, se, actualmente, ainda se vendem e compram bulas. Quando eu era muito jovem havia, lá por casa, umas folhinhas com cheiro de santidade que se compravam na Colegiada, e que permitiam, a quem as adquirisse, quebrar o jejum ou abstinência nalguns dos dias católicos mais flexíveis, e comer carne. Ou seja, branqueavam o pecado, ou pagavam a tolerância e absolvição. Foi por estas e por outras (indulgências) que Lutero se revoltou contra Roma. Mas, isso, são outras histórias que para aqui não são chamadas...
Rearrumando livros, muito recentemente, deparei-me com um desencadernado e pio "Almanaque de Santo António (Ilustrado) para Portugal e Brasil - 1915", de Braga (Tip. a vapor de Augusto Costa & Matos - 1914). Nota-se nele o patrocínio da Igreja Católica, até porque na segunda página se lê: "Omnia sub correctione Sanctae Matris Ecclesiae". Em relação à "Abstinência e Jejum (pgs. 35 e seguintes"), passo a transcrever o ponto "2º- Abstinência em Portugal:

" A lei geral da Igreja relativa à abstinência está muito modificada em Portugal, e muito reduzida pelos princípios que seguem:
A) Sem Bula nem Indulto
Sábados do ano - Foi dispensada a abstinência dos sábados do ano, que não são de jejum, ficando equiparados aos outros dias, podendo-se comer e misturar carne e peixe em todas as refeições.
Ovos e lacticínios - A abstinência de ovos e lacticínios durante o tempo da quaresma está anulada em algumas dioceses de Portugal por costume antigo e autorizado. Naquela diocese, porém, onde ainda for uso abster-se de ovos e lacticínios durante a quaresma ou outros dias de jejum, obriga a lei geral da abstinência deles; nas outras, porém, podem usar-se na quaresma, mesmo sem bula.
Temperos de unto e redenho de porco - Nas províncias do Minho, Trás-os-Montes e Douro, e noutras terras onde houver costume antigo e consentido de adubar em todos os dias de jejum e de abstinência com temperos de unto e pingue de redenho, a que chamam - temperos de magro, pode-se sem bula seguir tal costume.
B) Com Bula
Nas terras onde estiver em vigor o preceito da abstinência de ovos e lacticínios na quaresma ou noutros dias de jejum, podem usar-se, tendo cada indivíduo tirado a Bula da Cruzada, nas condições que indicaremos.
Os pobres estão dispensados de tomar a Bula para poder usar deles." ...

Nota: é provável que volte a este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário