domingo, 1 de novembro de 2015

Da leitura (7)


O que nos move a ler um livro? Basicamente, julgo que 3 motivos: o entretenimento, a curiosidade ou um enriquecimento pessoal. Esta última razão aplicar-se-á, sobretudo, a obras temáticas: História, Monografias, Filosofia, Ensaio, Sociologia, etc..
Adolfo Casais Monteiro (1908-1972), na sua introdução a Cartas Inéditas de António Nobre (Edições Presença, 1934), dá o seu contributo para esta questão, em termos específicos. Assim:
"...É certo, porém, que existem espécies diversas de leitores de memórias, diários e correspondências: há, principalmente, aqueles a quem, tam sòmente, a sofreguidão do romanesco conduz; aqueles a quem atrai uma doentia curiosidade bisbilhoteira; e ainda os eruditos, para quem uma qualquer data nua vale tanto como um lance trágico duma vida...;"

2 comentários:

  1. Gosto imenso de ACM, mas eu - que me considero uma grande leitora de memórias e diários; e de algumas correspondências - não me incluo em nenhuma destas categorias. Normalmente, move-me um interesse pelo autor e querer saber mais sobre ele, mas não do ponto de vista da bisbilhotice, que abomino. Mas gosto de histórias engraçadas que por vezes estes géneros contêm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aprecio muito as memórias, e esse lado da pequena história que nos revela episódios pitorescos, que ajudam a compor um retrato humano das personagens Por vezes, as correspondências (nem sempre) denotam uma intenção literária (nos escritores), com vista à posteridade.

      Eliminar