domingo, 29 de novembro de 2015

Divagações 103


O missionar do gosto é uma actividade nobre, mas também uma tarefa vã e inútil.
Há-de haver sempre música pimba, versinhos provincianos, pintores de domingo, economistas cristãos, fotógrafos de ocasião, prosadores paroquiais, costureiras de opinião.
E aplausos.

4 comentários:

  1. Concordo, em parte: há-de haver sempre tudo isso, mas o gosto também se educa, por isso não é tarefa vã o "missionar" do gosto. É aí que entra tudo o que um ministério da Cultura pode fazer e cada Câmara e a Escola...e até cada um que sabe alguma coisa e a pode transmitir...
    Estarei muito errada? Será que tudo isso não adianta um pouco?...

    Desejo-lhe um bom domingo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que tudo isso pode ajudar, nomeadamente a Escola, mas a pressão social dominante é quase sempre mais forte e acaba por impor-se. A "facilidade" é sempre contagiosa. A idade, talvez, faz-me pensar que, dantes, era-se mais exigente ou os "guias espirituais" tinham alguma influência positiva. Quando o Quim Barreiros passou a ser "artista convidado" das Queimas das Fitas, por esse país fora, comecei a ficar céptico e pessimista, nesse particular...
      Um bom resto de Domingo, Isabel!..:-)

      Eliminar
    2. Enquanto houver gosto, desejo de o manter, cultivar...e, estrada para andar, utopias para sonhar... E, enquanto encontrarmos no caminho pessoas, ou uma pessoa, para o partilhar, e sorrir-lhe, com vaidade de gostar dele!
      Um resto de domingo cheio, de gostos! Com gosto desejo-lhe uma boa semana, cheia de gostos, que são diferentes dos "Likes" :)

      Eliminar
    3. Pois, muito obrigado pelas suas palavras e votos gentis. Que o Domingo tem sido também gratificante desde uns aromas que pareciam primaveris, por Sintra, até ao regresso a esta noite amena de Novembro outrabandista.
      Um bom resto de Domingo, cordialmente, IA.

      Eliminar