sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os trabalhos e os dias (8): Culinária



Um novo livro de culinária, a aumentar e engrandecer a nossa colecção, é sempre um dia de festa. Coincide, no dia, com um leilão que se realiza e que põe à venda livros de culinária do acervo do Dr. Cancela de Abreu. Fica a notícia para quem queira espreitar o catálogo electrónico da Leiloeira Correio Velho. 



Coincidiu a felicidade com um amargo de boca – real e metaforicamente. O almoço tinha sido uma infelicidade. Comi um prato que insisti em experimentar: QUINOA. Diziam maravilhas do grãozinho, mezinha caríssima, sem sal nem sabor. Como diriam os escritores do século XIX, uma SENSABORIA.

Gosto de experimentar e costumo ouvir os conselhos de uma amiga, vegan, mas não fundamentalista. Aliás, é a pessoa com uma biblioteca de livros de culinária invejável. Já comi, na casa dela, pratos vegetarianos com gosto e sabor.

No entanto, o apelo para experimentar a quinoa foi recente, e veio através da publicidade nacional e certamente enganosa, levando-me a uma experiência única e não repetível.


Não são enganos de alma, mas enchentes de publicidade que quase nos levam a “vomitar”, tal como a invasão publicitária do Metro de Lisboa numa agressão frenética ao utente.

Post de HMJ

5 comentários:

  1. Tenho de ir espreitar esse catálogo da col. Cancela de Abreu.

    Quinoa realmente é algo a não repetir. Experimentei uma vez num restaurante vegetariano e foi para nunca mais. :)

    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Principalmente não gostei da consistência da quinoa - achei-a repelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      também não gostei, como não gosto de ovas e caviar, parece que a pessoa come bolinhas pequenas. Já há muito tempo que não deitava fora parte da comida que estava no prato, mas achei que a obrigação de comer tudo tinha limites.

      Eliminar
  3. Nunca provei quinoa e só ouvi falar há pouco tempo, num blogue que visito.
    Gosto de comida vegetariana e as experiências em restaurantes vegetarianos (que não foram muitas) foram boas.
    Também tenho alguns livros de cozinha vegetariana, mas...têm pouco uso, porque quase não cozinho:)

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      também fui atrás dessas novidades. Mas, acredita, que é publicidade enganosa. Aquilo não presta, mesmo com alguns truques de culinária. Deve ser para dar dinheiro a essa nova classe profissional chamada "nutricionista".

      Eliminar