terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pequena história (37)


Memórias, sabe-se que são, muitas vezes, uma forma de cristalizar, em primeira mão, uma biografia. Dissimulando ou expurgando-a dos episódios mais contraditórios ou menos recomendáveis, que o próprio não quer que passem à posteridade ou à História oficial.
Diz-se que o Marechal Pétain (1856-1951), ao ser-lhe perguntado porque não se decidia a escrever as suas Memórias, terá respondido: "Memórias, eu escrevê-las?! Jamais! Eu não tenho nada a esconder!"...

2 comentários:

  1. É estranho, curioso, nunca tinha pensado ou perspetivado nesse sentido, escrever memórias objetivando ocultar, e não revelar, portanto eu desconhecia esta intencionalidade, como diria o meu sogro, já aprendeste mais uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí, as chamadas "biografias autorizadas" que são também uma forma cúmplice de pintar o melhor retrato do biografado. Mas o tempo, muitas vezes, "descobre a careca" dos heróis, perdendo-lhes o respeito... Ou, melhor, introduzindo um maior rigor e isenção.

      Eliminar