sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bibliofilia 128


Nas últimas semanas, a oportunidade e a tentação da compra de livros usados tem sido mais que muita, ultrapassando largamente a minha capacidade de leitura e criando uma indisciplina quase caótica por sobre mesas, sofás e mesinha de cabeceira. Acalmo-me, ilusoriamente, pensando que haverá períodos de defeso em que nada haverá que mereça ser comprado. Mas o certo é que Steiner, Beauvoir, A. J. Saraiva, J. Pacheco Pereira, alguns livros de poesia inglesa, aguardam, numa já enorme lista de espera, o tempo de serem lidos.
Nos anos 50 e 60 do século passado, proliferou pelas editoras a publicação da temática: viagens. Era uma altura em que, por questões económicas, poucos se podiam dar ao luxo de viajar, pelo menos, para longe. E, por isso, a temática tinha muita procura e leitores. Também, para os intelectuais de esquerda, era de bom tom e norma visitar a U. R. S. S., tal como para os crentes do Islão, ainda hoje, é importante ir a Meca. Dessas viagens ao Leste comunista, ficaram livros de Gide, Sartre e Beauvoir, Tavares Rodrigues, por exemplo.
Graciliano Ramos (1892-1953) é um dos meus autores de referência. E, por isso, este Viagem, de 1954, obra póstuma do grande escritor brasileiro, logo prendeu irresistivelmente a minha atenção, no alfarrabista. O preço era módico e, ainda por cima, a capa do livro era de Portinari (1903-1962). Lá veio para casa e ficou a encimar uma das torres de leitura, a haver...

2 comentários:

  1. Como eu o compreendo - pela compra de mais do que o tempo permite ler - e o invejo - por ter muita possibilidade de escolha, para todos os preços.
    Comprar livros é um vício, mas é mesmo! Evito as livrarias. Aqui, temos poucas...

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praticamente, e para livros novos, só frequento uma livraria e de longe a longe, para adquirir novidades de alguns autores, poucos, que admiro e acompanho. Alfarrabistas é que tenho 2 ou 3 que frequento com alguma assiduidade. E ultimamente tem havido muita oferta, para meus pecados..:-)
      Boa noite!

      Eliminar