domingo, 15 de novembro de 2015

Pinacoteca Pessoal 103


Ora acontece que o Palácio do Correio Velho leva a efeito, proximamente, um leilão diversificado, nos lotes que acolhe, incluindo, também, pintura portuguesa e estrangeira de vários artistas. Uma boa parte da pintura portuguesa, será de obras menores, embora de nomes consagrados (Pomar, Cargaleiro, Menez...). Da almoeda, constam também várias telas de Jean-Baptiste Pillement (1728-1808), pintor de origem francesa, que daria um case study muito interessante porque, não tendo cotação europeia, é muito apreciado e bem vendido, sobretudo no Norte de Portugal, talvez porque trabalhou muito por cá...
Da observação que fiz, do núcleo de pinturas nacionais, se me fosse possível escolher, optaria por duas que despertaram a minha atenção. São de dois artistas portugueses separados por quase um século, quanto ao seu nascimento. Assim, do setubalense João Vaz (1859-1931) eu destacaria a "Igreja da Oliveira - Guimarães", mais pelo aspecto sentimental, para mim, que a pintura até tem um gosto naïf e pouco elaborado... De João Alfaro (Moçambique, 1954), eu escolheria a obra "Da outra margem", pintada em 1999, e que apreciei bastante, do ponto de vista estético. E por aí me ficava, quanto a licitações...


2 comentários: