sábado, 7 de novembro de 2015

Entre Casas : por Ceca e Meca


Por entre a Casa dos Pombais, onde já dormi, há uns anos, e que vejo do hotel onde pernoito, agora, e a Casa do Arco, na Rua de Santa Maria, onde brinquei em criança, vai quase completa a minha geografia da memória e juventude passada. Uma e outra casa se mudaram de ofício e arte, no presente, mantendo, no entanto, a arquitectura exterior e os seus brasões antigos. Mas o dos Viamonte da Silveira está de luto, que o vejo envolvido em panos negros. Muito perto da Casa do Arco, almoçámos umas ricas Tripas Nortenhas, acompanhadas, por um Casa de Sezim, branco (Arinto e Loureiro), Grande Escolha 2014, juvenil e quase borbulhante. Toucinho do Céu, para rematar, neste início de Novembro, que S. Martinho, pontual e temporão, abençoou com tempo tépido e azul suave.  


4 comentários:

  1. Boa estadia por Guimarães! Aproveitem muito - a cidade é tão bonita!
    Ainda por cima, um local tão especial, da sua infância e juventude...:-)
    Só estive aí duas vezes, mas gostei imenso.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem modéstia, Guimarães e Évora são as minhas cidades portuguesas preferidas. Lisboa fica no meio. Covilhã, para mim, é a cidade mais feia.
      É sempre agradável ver Guimarães bem tratada, com as casas antigas quase todas restauradas, e muita gente (jovem, sobretudo, mas também de idade) pelas ruas a passear e a descobri-la com curiosidade e boa disposição.
      Um bom Domingo!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado. O tempo tem ajudado imenso, e os amigos, também..:-)

      Eliminar