domingo, 21 de junho de 2015

Por ares nunca de antes sobrevoados


O meu amigo Casimiro F. é um pândego. Mas não deixava, também, é certo, de ser (reformou-se, há dias) um excelente profissional de Turismo, integrando a direcção de uma importante agência de viagens, que ajudou a criar, a ganhar visibilidade europeia e a crescer, grandemente, no competitivo mercado português.
Da última vez que nos encontrámos, estava radiante. Tinha proposto, disse-me ele, à Administração da agência, o texto de uma carta a enviar para o Palácio de Belém. E, para que eu avaliasse e desse opinião, forneceu-me fotocópia do precioso documento. A missiva rezava assim:

"Excelência,
dei-me conta, com enorme júbilo, do sucesso presidencial que foi a V. visita aos Cárpatos (Roménia e Bulgária) e do estado de espiríto de V. Excia., com que se aliviou, por lá, ao ter conhecimento da venda da TAP, em circunstâncias tão difíceis e adversas.
Encaro, no entanto, como patriota e português, com alguma preocupação, as eventuais dificuldades de transporte, que possam surgir nas próximas visitas presidenciais ao estrangeiro, no último semestre do V. consulado. Tendo isso em conta, tomo a liberdade (que Vexa. me perdoe a ousadia!) de propor um pack económico (haja em vista o magro salário do PR...), através de uma companhia de aviação low cost - orçamento anexo - para as últimas deslocações oficiais.
Pareceu-me dever patriótico sugerir, também, a grandíssima oportunidade e conveniência, do nosso venerando Presidente completar o périplo de visitas aos países da CPLP. Assim, as próximas deslocações presidenciais deveriam contemplar, inequivocamente, viagens à Guiné-Bissau e à Guiné Equatorial. Se V. Excia. desejar e achar importante, com pequeníssimo aumento de custo, poder-se-á alargar a viagem ao Burkina Faso e ao Mali. Países por onde nós, portugueses, também andámos, em tempos remotos.
O V. alto critério decidirá, a bem da Nação!
Os mais respeitosos cumprimentos, deste humilde compatriota,

Casimiro F."

2 comentários:

  1. Este alívio vai ficar para a historia (com letra pequeníssima), como o manjar do bolo rei e outras preciosidades cavaquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este senhor foi pioneiro na introdução da mediocridade mental, em Belém.
      Bom dia!

      Eliminar