sábado, 27 de junho de 2015

Curiosidades 44


Tal como as modas, também o cultivo das vinhas obedece a gostos temporais. Se a casta Códega do Larinho (transmontana de origem, creio), para vinhos brancos, vem colhendo muitas preferências nos produtores, actualmente, a celebrada Tinta Roriz (no Sul, Aragonês), que os espanhóis consideram imprescindível nos Vega Sicilia da Ribera del Duero (chamam-lhe Tempranillo), parece estar a ser menos cultivada, em Portugal.
Falta-nos um estudo amplo e detalhado sobre as castas de uvas lusitanas, apesar de, em relação ao território, sermos dos países europeus com maior diversidade de espécies autóctones. Mais de duas centenas, ao que se diz.
Chama-se Ampelografia, ao estudo e caracterização das cepas. E, nesse domínio, o monegasco e nonagenário Pierre Galet (1921) dá cartas, por este mundo fora. Com os seus amplos conhecimentos enológicos, publicou recentemente um Dictionaire Encyclopédique des Cépages em que caracteriza, descreve e explica uma enorme quantidade de castas de uvas. Nada menos de 10.000...


8 comentários:

  1. Não fazia a mínima ideia que havia essa quantidade de castas. Algumas delas derivam de cruzamentos, ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Algumas provém de cruzamentos. E algumas, quer francesas, mas também portuguesas, têm já uma existência residual. Às vezes, no entanto, interessam-se por elas, e ressurgem...

      Eliminar
  2. E de que castas é o vinho de hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalíssimo, branco de Borba: Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.

      Eliminar
  3. Com a dupla de amêijoas algarvias (à B. Pato e numa "pasta" atomatada), o mesmo Aveleda loureiro + alvarinho. Branco e frio, quase como a neve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também houve amêijoas, mas com uns bifinhos de porco, bem temperados e a saber a coentros.

      Eliminar
  4. Isso é só para fazerem crescer água na boca... :)
    Bons repastos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer ser "torturador": hoje vai ser um arroz de cefalópode, que já está na panela de pressão. Acompanha (estreia, para nós - vamos a ver...): um Douro branco Mural (Malvasia Fina, Gouveio e Códega do Larinho), com uns moderados 12,5º.
      Bom almoço!..:-)

      Eliminar