terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil


A medida tomada de fazer coincidir a data do nascimento (2 de Abril) de Hans Christian Andersen (1805-1875) com a celebração do Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, parece-me uma ideia feliz, mas outros nomes (irmãos Grimm, Charles Perrault...) poderiam, também, ser dignos patronos. De um ou outro teremos recordações de agradáveis leituras, em pequenos. E muitas histórias ficaram connosco.
Para imagem do poste, escolhi a capa de livros de dois autores portugueses que, sendo poetas, também escreveram para os mais jovens: Sophia Andresen e Eugénio de Andrade. O livro de Sophia foi ilustrado por Armando Alves; o de Eugénio, por Júlio Resende.

15 comentários:

  1. Já tinha um post pensado para hoje para assinalar o dia, mas claro, o ARPOSE não podia deixar de o fazer ainda bem cedo!!!
    Gostei muito das escolhas!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Um obrigado muito cordial e amigo, Maria A..

    ResponderEliminar
  3. Também já me lembrei dela - enriqueceu o meu imaginário para sempre - e que bom que assim foi! - assim como outros escritores que escreveram contos / histórias infantis. Dela, registo dois dos meus preferidos: A Menina do Mar e O Rapaz de Bronze. Mas há tantos: Grimm, Perrault, Oscar Wilde, ... para além dos tradicionais portugueses contados / recolhidos por Teófilo Braga, Ana de Castro Osório, etc. Adoraria um dia poder investigar, estudar este tema, tão rico e extraordinário dos livros (histórias) para a infância.

    ResponderEliminar
  4. Andersen... outro autor fantástico - Mas há tantos! O livro «Aquela Nuvem e as Outras» não conheço e fiquei com vontade de ler.

    ResponderEliminar
  5. Na verdade, Margarida, há muito por onde escolher, quer a nível nacional, quer de autores estrangeiros. E, embora eu não seja especialista na matéria, tem havido sempre renovação e novos autores bem interessantes.

    ResponderEliminar
  6. Já não era criança quando li estes dois livros. Gostei de ambos. Da Sophia prefiro A Fada Oriana.

    ResponderEliminar
  7. Leem-se bem realmente. "A Fada Oriana" nunca li.

    ResponderEliminar
  8. A Fada Oriana também é o meu preferido da Sophia.
    Gosto deste livro do Eugénio de Andrade.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito, muito de Sophia e Eugénio de Andrade. :-)
    Nos Países Baixos, há um local dedicado a algumas das mais célebres histórias infantis, cuja visita aconselho vivamente: o Parque Efteling (http://www.efteling.com/). Adorei.

    ResponderEliminar
  10. Tive a sorte, Sandra, de ter conhecido, pessoalmente, Eugénio de Andrade - um dos 4/5 poetas, que vão ficar, certamente, do séc. XX português.
    Muito obrigado pela sua indicação: irei ver.

    ResponderEliminar
  11. É um livrinho apetecível, por vários motivos, Miss Tolstoi.

    ResponderEliminar
  12. Só agora já tarde coloquei um post sobre o dia, porque me esqueci. Só depois de ver noutros blogues...
    Há muitos livros infantis, de autores actuais, muito bonitos e cheios de imaginação. Mas não substituem os belíssimos livros da minha infância. Completam-se.
    Gosto muito de livros infantis, até pela profissão.Tenho uma colecção razoável.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, Isabel!
    Já fui ao seu Blogue, e gostei do que vi.

    ResponderEliminar
  14. Não tinha que agradecer, Isabel, até porque, para mim, é sempre um gosto visitar o seu Blogue.

    ResponderEliminar