domingo, 21 de abril de 2013

Apontamentos 7: Estatísticas e Excel


Quando, há dias, falava num dos meus Apontamentos sobre o assunto em epígrafe, já tinha saído, no jornal DIE WELT, o quadro sobre a riqueza dos povos europeus e que, de seguida, reproduzo.


Os resultados apresentados e elaborados, supostamente, com base em dados do Banco Central Europeu, indiciavam que, no Sul da Europa, e sobretudo em Portugal, as pessoas eram mais ricas do que na Alemanha. Ora, tal "verdade matemática", para além de me ter levantado, na altura, sérias dúvidas, não podia enquadrar-se melhor na actual voragem, política e mediática, de humilhar o Sul da Europa perante um Centro, pagador e - imagine-se - mais pobre ! A máxima da Alemanha pobre calhou mesmo bem na - silenciosa - campanha eleitoral da Srª Merkel e que, afinal, permite engrossar as forças de extrema-direita.
Ora, com data de hoje, o mesmo jornal, e no seu tom de pasquinada sem vergonha, surge com um novo quadro, sobre a mesma matéria, mas com os resultados exactamente ao contrário.


Os jornalistas, na sua desfaçatez, não encontraram melhor título do que: "O mito da riqueza dos estados do Sul da Europa" (!)
Por outro lado, parece que também a estratégia da austeridade se deve a um "erro de cálculo" numa folhinha chamada Excel.
Ora, da minha parte não posso com tanto erro - numa área que se diz matemática e objectiva - assente numa óbvia estratégia de manipular a opinião pública para esconder os verdadeiros intentos do mundo financeiro e do capital sem regras.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. O texto é claro. Mais palavras, para quê?

    ResponderEliminar
  2. Para JAD:
    obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Para MR:
    no primeiro quadro ainda está. No segundo só estão alguns. Se calhar foi para esconder ainda mais erros de apreciação.

    ResponderEliminar
  4. A questão da " casa própria " distorce completamente os dados como já vários economistas explicaram. A " riqueza patrimonial " das famílias do Sul da Europa assenta sobretudo nisso, são donos das suas casas ( mesmo que as estejam a pagar à banca... ) enquanto que na Alemanha há muito menos proprietários e muito mais arrendatários.

    ResponderEliminar
  5. Para LB:
    pois, é essa a base para a manipulação da estatística.

    ResponderEliminar