segunda-feira, 22 de abril de 2013

Émulos e rivalidades


Li recentemente um pequeno artigo que falava da rivalidade antiga e recente entre as cidades escocesas de Edimburgh e Glasgow. Os partidários chegam a dizer que, esta última, se abre para Oeste, para a modernidade e para o Novo Mundo; enquanto Edimburgh se volta para o passado do Velho Continente, para Leste. Até lhe atribuem géneros: Glasgow seria feminina, Edimburgh, masculina.
Não pude deixar de pensar na velha rivalidade entre Lisboa e Porto, sendo que a capital do Norte é a única cidade que usa o masculino, para si. Todas as outras cidades portuguesas são femininas... O facto tem sido reforçado e empolado pelos Senhores do Futebol, em seu benefício, de modo a criar um ultra-nacionalismo regional para os seus desígnios. Será que precisamos sempre de um inimigo, para ganharmos força?
Na Alemanha, a dicotomia Köln/ Düsseldorf também colhe os seus frutos e recolhe paixões irracionais e obstinadas. E até no pequeno Minho, a emulação entre Guimarães e Braga desperta sentimentos de animosidade que lograram plagiar um velho provérbio: "De Braga, nem bom vento, nem bom casamento". Que, se calhar, Braga devolve alterando as premissas...
Sinto-me sempre um pouco incomodado com estes extremismos. E dividido: o meu Pai era de Braga e a minha Mãe nasceu em Guimarães...

4 comentários:

  1. Essas rivalidades valem pelo que valem... E notei que no Alentejo ouvia dizer «de Espanha nem bom vento nem bom casamento» - pelos vistos mudam as terras mas os discursos não mudam muito.

    ResponderEliminar
  2. A mentalidade acaba por ser a mesma..:-(

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Pois eu ia dizer exatamente o mesmo, eu que sou tripeira conheço o proverbio como "de espanha nem bom vento nem bom casamento" também...
    Resto de um excelente dia!

    ResponderEliminar
  4. Eu creio que serve para várias terras, também.
    Obrigado pelos seus votos, que retribuo.

    ResponderEliminar