domingo, 14 de abril de 2013

Silenciamentos


De algum modo, o TLS (nº 5739) dedica, não intencionalmente, uma boa parte das suas páginas a dois tipos de silêncio: o formal ou de apagamento social, e o sagrado ou religioso, nas suas formas de consentido, mas também imposto, por vezes.
Lembro-me, na minha juventude, de como algumas famílias "escondiam" em casas isoladas ou quintas afastadas, os seus filhos diminuídos ou mentecaptos, de forma a fazê-los escapar à irrisão social, mas também por vergonha ou conveniência - e para sua maior comodidade familiar. Muitas vezes, uma criada acompanhava este sepultamento em vida, dedicando-se por inteiro a estes seres humanos. Frequentemente, acontecia, em alternância, serem internados, para sempre em instituições psiquiátricas.
Mas segundo o TLS, na época vitoriana, com restritas normas de comportamento, essas instituições proliferaram e albergaram, muitas vezes com a cumplicidade de médicos, pessoas cuja extravagância, conduta (sexual, às vezes) e comportamento se afastavam da regra vigente. Mas não só em Portugal e na Inglaterra, a diferença se castigava com o silêncio. O caso da escultora Camille Claudel (1864-1943), em França, é exemplar, porque foi "sepultada" viva em hospitais psiquiátricos, desde 1913 até à morte. O caso - escandaloso para a época - do seu romance tempestuoso com Rodin, contribuiu também para justificar o seu apagamento social, imposto pela família.
Depois, há o silêncio religioso que, de algum modo, se religa, intrinsecamente, ao sagrado. Que, na sua forma mais visível, é observado nas Cartuxas. Mas também aqui houve um aproveitamento social para muitos apagamentos humanos, em Portugal, por conveniência familiar, pelo menos, até ao séc. XIX, e maioritariamente atingindo mulheres que se desviaram da norma. E mesmo que, no interior desses mosteiros e conventos, o diálogo fosse permitido, era-o apenas nessa comunidade. O contacto com o exterior era vedado, em princípio.
Nos dois casos, o silêncio foi sempre uma forma de punição social ou familiar.

2 comentários:

  1. Vou procurar ler o TLS, porque é um tema que me interessa bastante, onde tantas vezes o Direito se cruzou, de triste forma, com a Medicina ( Psiquiatria ) ou com a mera conveniência social. E temos o caso da Adelaide Coelho, a filha de Eduardo Coelho, ou a triste sina do Príncipe John, o filho mais novo de Jorge V de Inglaterra, escondido do mundo e dos registos oficiais da corte até décadas mais recentes.

    ResponderEliminar
  2. Também o Direito é abordado, no TLS, com referência a casos concretos, LB. Se não conseguir o Jornal, diga-me, que terei muito gosto em emprestar-lho.

    ResponderEliminar