sábado, 6 de abril de 2013

Mercearias Finas 71 : Afonso X, vinhos velhos e vinagre



Já lá dizia o sábio Afonso X (1221-1284), avô do nosso D. Dinis, aconselhando: "...fazei arder lenha velha, lede livros antigos, bebei vinhos velhos e tende amigos de muito tempo". E, tirante os cavacos ressequidos, tenho-lhe seguido a advertência, com proveito e nenhum arrependimento.
Na sexta-feira passada que, por atavismo cristão, é dia  de peixe farto nas bancas dos mercados, uns carapauzinhos frescos cruzaram-se comigo e, a pouca distância, numa pequena loja, alguns vinhos velhos (Dão e Bairrada, sobretudo) de 2000, 2001... Estavam em saldo, pela idade e para escoamento.
Peguei num Dão Painel tinto, de 2000, com as minhas castas favoritas (Tinta Roriz, Touriga Nacional e Jaen), juntei mais outro e, embora a medo, comprei-os. Treze anos, mesmo num Dão, são de temer: vinho morto ou vinagrinho são possíveis ou prováveis. Mas o preço baixo (2,10 euros) fez-me arriscar.
Sabe-se, e é de ciência certa, que o pior inimigo do vinho é o seu primo afastado, vinagre, que lhe deprime o sabor, em companhia prandial. Daí que nas saladas se deva evitar, quando bebermos vinho, o tempero do vinagre: umas gotas de limão serão mais aconselháveis. Mas daqueles carapauzinhos fritos, ao almoço, sobraram 8. Que, para o frugal jantar, HMJ, arranjou de escabeche (com vinagre, portanto).
Ora, eu estava com pressa de provar o Painel tinto, de 2000. É certo que foi preciso decantá-lo, mas o vinho estava excelente e, com os seus 13º e os seus 13 anos, bateu-se galhardamente bem com o escabeche. E melhor ainda com o queijo da Serra que se lhe seguiu. Razão tinha Afonso X.

4 comentários:

  1. Que pena eu não gostar de misturas... Até fiquei com vontade de comer. Mas, na verdade, ainda não almocei.... deve ser fome!

    ResponderEliminar
  2. Para JAD:
    Pois é, as misturas. Mas não sabe o que perdeu !

    ResponderEliminar
  3. Um rei cujo cognome foi justamente aplicado : Afonso X, " O Sábio " :)

    ResponderEliminar
  4. E, com razão, em muitos domínios.

    ResponderEliminar