XCIX
Dos Sons e dos Odores
Os encadeamentos. Não se pode, e por isso não se sabe como reter os perfumes. Se se pudesse e soubesse, que música!
Em relação ao ouvido a variação é entendida - e há encadeamentos, prolongamento possível, música.
Como é possível?
Uma sucessão de odores não provoca senão uma pura sucessão de ideias (no máximo). Mas uma sucessão de sons pode definir um novo ser, porque ela pode corresponder a um acto complexo.
Um som isolado é mais nulo (em geral), do que um odor isolado.
C.
Os odores ignoram-se entre si.
Paul Valéry, in Tel Quel II (pgs. 225/6).
Que interessante. Gostei deste pensamento.
ResponderEliminarValéry pensa, quase sempre, contra a corrente; e abre novas perspectivas.
ResponderEliminarParece-me que depende dos sentidos de cada um serem mais ou menos apurados.
ResponderEliminare também me parece que os odores se ignoram tanto entre si como os sons. Estes misturam-se e podem dar música; os outros quando as essências ligam bem entre si podem dar perfumes agradáveis.
lembrei-me agora que se trata de encadeamentos. Mas continuo a defender o que escrevi na primeira frase.
ResponderEliminarEu, realmente, julgo estar mais próximo de Valéry, até porque o olfacto é o meu pior sentido. A vantagem de ler P.V. é que nos faz pensar em coisas que, habitualmente, não consideramos no nosso dia a dia.
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