terça-feira, 23 de abril de 2013

Da Janela do Aposento 33: Impressos e Livros



Antes de ser livro, é preciso que um impressor imprima um qualquer texto numa folha de papel. A folha pode, solitariamente, continuar a sua vida, mantendo-se como folha volante.
E como qualquer vida tem um início, também as primeiras folhas saídas de prelos portugueses têm uma data de nascimento. Neste dia, dedicado ao livro, gostaria de apresentar, portanto, o “primeiro impresso português conhecido”, com data aproximada de circa 10 de Abril de 1488, divulgado, em 1996, por João Alves Dias.


Summario das graças, ANTT

No entanto, e para haver livro como o conhecemos hoje, era preciso que as folhas se dobrassem – uma, duas ou mais vezes – para formar os cadernos, de maior ou menor tamanho conforme as dobras. Depois de juntar os cadernos numa sequência organizada, o conjunto do “livro” seria vendido, em cadernos, para ser encadernado ao gosto do leitor.
Por vezes, as pastas das encadernações, como a da imagem seguinte, eram feitas de folhas impressas antigas, revelando, a investigadores atentos, persistentes e dedicados, segredos bem guardados durante séculos.


BNP, Res. 91 P

Foi o que sucedeu, em 2012, como ficou registado na seguinte notícia.



Para todos aqueles que gostam de folhear, ler ou estudar livros, deixo a imagem de uma pequena brochura que explica mais sobre a história do objecto que hoje se pretende celebrar.


 Post de HMJ, dedicado a JAD

7 comentários:

  1. Post muito interessante.
    Tenho este livro, mas penei para o arranjar. O autor podia reeditá-lo.

    ResponderEliminar
  2. Para Miss Tolstoi:
    ainda bem que gostou. Foi uma forma de celebrar o dia, dando destaque à importância da História do Livro. Quanto à reedição da brochura, fica o pedido virtual.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante.
    Ía perguntar se é difícil arranjar esse livrinho, mas já vi a resposta (também calculei que seria!).
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  4. Para Isabel:
    um reforço para o pedido virtual !

    ResponderEliminar