quarta-feira, 9 de março de 2011

Jürgen Habermas, Necessitamos da Europa !

A transcrição - em tradução - do título do artigo publicado por Habermas, no DIE ZEIT, com data de hoje, é intencional. Sucede que, há muito, procurava contribuições que conduzissem a uma reflexão séria sobre a Europa. Infelizmente, a idade de Helmut Schmidt já não lhe permite fazer ouvir a sua voz, de autoridade, com a frequência necessária e desejável. Apareceu, agora, este artigo de J. Habermas, em forma de exclamação, para nos conduzir a um prazer, raro, de contemplação do poder de elevação do discurso humano.
Com efeito, e analisando o momento de crise na Europa, Habermas sublinha (obviamente entre outros aspectos) a ausência de "domesticação do capitalismo financeiro enfurecido", refere os efeitos nocivos dessa fúria para o cidadão comum que se vê obrigado ao pagamento compulsivo da "falha do sistema".
Apreciei, sobretudo, o fim do texto de Habermas. Usando as palavras dele, apela-se a uma "formação democrática da vontade de cidadãos" em detrimento de transmissões de opiniões de "gentes" - "gentinha", diria eu.
E viva a Europa !
(Por motivos óbvios de linguagem de ervilhaca, não aconselho o recurso ao tradutor "google" de aprendiz mecânico, incapaz de transmitir a riqueza da linguagem humana nas suas combinações infinitas.)
Post de HMJ

1 comentário:

  1. Gostava de ler este artigo de Habermas, um dos bons pensadores europeus e um defensor de uma constituição europeia. Vou ver se o encontro.

    ResponderEliminar