Da antiga Confluentia recebemos uma notícia do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, datada de 6.3.2011, que nos fala de um vinho com o rótulo "Douro Fabuloso". Motivo de alegria pelo facto de o jornal diário dedicar uma página inteira aos vinhos do Douro, sobretudo os produzidos pelo "inovador" Dirk Niepoort e dos seus "Douro Boys".
A comercialização dos vinhos de Niepoort, na centro da Europa, desenvolveu-se com base em campanhas de promoção adaptadas aos países respectivos. Os mesmos vinhos têm rótulos e nomes diferentes em Portugal, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Assim, a garrafa acima reproduzida corresponde ao vinho de Dirk Niepoort comercializado na Alemanha. O rótulo conta uma história muito popular na Alemanha, sendo o seu autor Wilhelm Busch, em que um menino traquinas - Hans Huckebein - leva uma "avezinha" a embebedar-se. São episódios que se enquadram nas conhecidas histórias de Max e Moritz.
Como o rótulo reproduz apenas as imagens 4 a 7 da história de Hans Huckebein, resolvi apresentar a malandrice completa do menino, levando a ave a degustar um vinho generoso.
No final não falta, como é óbvio, a tia a repreender o traquinas "Joãozinho".
Belo aproveitamento da cultura local para promover vinhos portugueses !
Rótulo engraçado.
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