sábado, 19 de março de 2011

As Rolinhas Diamante


Vivendo normalmente próximas, as rolas ganham às pombas a minha preferência, por várias razões. Antes de mais, pela sua rareza de número, mas também pela discreção e fidelidade conjugal; e ainda pela compostura alinhada das suas penas, como se fora um penteado, constantemente vigiado e arranjado. Pese, embora, na comparação com as pombas, a pouca variedade das suas cores. Que podem ir do azul cinzento ao cinzento claro, e branco. Mas sempre com aquele "colarzinho" negro que lhes rodeia o pescoço fino, alto e elegante.
Pois, aqui há dias, tomei conhecimento, pela primeira vez na minha vida, de uma classe de rolas que desconhecia em absoluto - as rolas ou rolinhas diamante (Geopalia cuneatas) nativas e originárias da Indonésia e Austrália. Terão sido introduzidas na Europa, onde se dão bem, durante o século XIX. E têm a particularidade de serem rolas "miniatura": pesam cerca de 20/30 gramas e medem, geralmente, pouco mais de 20 centímetros.
Ao que me disseram, fazem mais do que uma postura, por ano e, de cada vez, põe 2 ovos. São pacíficas, discretas e acamaradam bem com outras aves, no mesmo aviário. São é lindíssimas. Fiquei fascinado com as duas que vi, em cativeiro, numa casa de Guimarães. E ficaram bem no retrato (creio) que encima este poste, que lhes é dedicado; a elas, rolinhas diamante.

6 comentários:

  1. Também desconhecia esta espécie que, a avaliar pela foto, parece muito graciosa.

    ResponderEliminar
  2. Eu também desconhecia, mas não é de espantar porque não sei nada de aves.
    Muito graciosas, como diz o L. :)

    ResponderEliminar
  3. Uns autênticos "cristaizinhos"!, MR.

    ResponderEliminar
  4. E há quem goste de caçar estes animaizinhos. Como é possível?...

    ResponderEliminar
  5. E às vezes, nem os poetas resistem: Miguel Torga, Manuel Alegre...

    ResponderEliminar