quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma boa saída de Jean-Luc Godard


São raríssimas, em Portugal, que eu saiba, as recusas pessoais em receber prémios, condecorações ou, como eu gosto de lhes chamar, veneras (melhor ainda: "venerinhas"). Que me lembre, e com algum significado importante, apenas uma vez, Herberto Helder terá recusado o Prémio Pessoa, atribuido pelo Jornal Expresso. Com alguma surpresa pública e do mundo intelectual. Era, no entanto, uma atitude coerente do Poeta, tendo em vista posições anteriores. Foi, por isso, que achei interessante, ter tomado conhecimento, há dias, da reacção do realizador francês Jean-Luc Godard (1930), quando o sondaram para vir a receber a Ordem de Mérito, que o Governo Francês lhe queria atribuir. Godard terá respondido: " Senhor Ministro, sinto-me lisongeado, mas em princípio creio que não tenho nenhum mérito e, por outro lado, eu não recebo ordens de ninguém!"

5 comentários: