quinta-feira, 24 de março de 2011

Olhos violeta em tons castanhos


É uma simples curiosidade. Quando ontem tive notícia da morte de Elizabeth Taylor, ponderei se devia colocar um poste sobre o seu óbito, até porque era uma figura do Cinema que eu apreciava.
Mas como, pelo seu aniversário (27/2), recentemente, tinha destacado o facto, referindo a cor violeta que diziam ser a dos seus olhos, desisti da ideia, por achar excessivo 2 postes, em menos de um mês, sobre a mesma figura.
Qual não é o meu espanto ao verificar que, das cerca de 120 visitas de ontem, cerca de 1/3 se dirigiram a esse poste sobre Elizabeth Taylor!? E se seleccionar só as visitas provenientes do Brasil, então, o número dos (e das) que vieram aos "olhos violeta" sobe para 70%, quase. Pareciam abelhas e vespas volteando sobre marmelada, acabada de fazer, que secava ao sol.
Esta estandardização global preocupa-me. Culpa dos media? Talvez. Mas também de uma certa uniformização mental que vai atrás dos gritos e da primeira página. Sempre pensei, generalizando, que se não devia correr atrás da pressa dos outros, mas escolher os nossos próprios motivos e interesses. Mas a realidade não é essa. E Elizabeth Taylor não tem culpa, nem por ter olhos de tom violeta.
E por isso aqui deixo mais uma imagem da actriz, do filme "O Gigante", em que contracenou com James Dean. Paz às suas almas!

Sem comentários:

Enviar um comentário