sábado, 12 de março de 2011

Raul Brandão: alguns livros e capas





Raul Brandão nasceu na Foz (Porto), a 12 de Março de 1867, e faleceu em 1930. É um escritor de minha particular estima, pese embora o tom pesado e lúgubre de algumas das suas páginas. Conhecida é a sua relação de amizade com Columbano que o pintou, pelo menos duas vezes. Numa delas, ainda jovem; outra, já no limiar da velhice, com a esposa, Maria Angelina. Mas as capas dos seus livros atestam o bom gosto estético e demonstram as boas relações que teria tido com outros pintores e desenhadores. Assim, cronologicamente, aqui vai a indicação gráfica dos autores, em relação às capas dos livros de Raul Brandão em imagem:
- "Os Pobres", 3ª edição, 1925, com desenho, na capa, de Stuart Carvalhais.
- "A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore", 1ª edição, 1926, ilustrado por Martinho da Fonseca.
- "A Farsa", 3ª edição, 1926, capa de Stuart Carvalhais.
- "Portugal Pequenino", em colaboração com Maria Angelina Brandão, 1ª edição, 1930, com capa de Alberto de Sousa e desenhos, no interior, de Carlos Carneiro.
- "O Pobre de Pedir" (livro póstumo), 1ª edição, 1931, desenho de capa de autor desconhecido.

8 comentários:

  1. Tenho um certo «parti pris» relativamente ao neo realismo e por isso tenho passado ao lado dos livros de Raul Brandão. Faço mal?
    Belíssimas capas...

    ResponderEliminar
  2. Capas lindas. A de O pobre de pedir é do Fred Kradolfer.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao neo-realismo estamos em sintonia, c.a. (deixo de lado apenas o "Barranco de Cegos", de Redol), e Raul Brandão é um antecipador espiritual, realmente. Mas vale muito a pena ler "Os Pescadores", "As Ilhas Desconhecidas" e as "Memórias". E, quando em força de ânimo suficiente, aguentar esse murro no estômago que é, porventura, o "Húmus"...

    Eu tinha realmente uma secreta esperança que a MR me decifrasse a sigla FK, porque não tinha ideia nenhuma sobre de quem seria. É então o Kradolfer! Obrigadíssimo!

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia estas edições e fiquei com vontade de ver o "Portugal Pequenino", que não conheço. De facto é interessante como alguns dos ilustradores das capas estão próximos do modernismo - o que me interessa porque ando sempre à procura de comentários do Raul Brandão sobre outros pintores que não o Columbano. Gosto muito de Raul Brandão e sobretudo dos "Pescadores" e das "Memórias".

    ResponderEliminar
  5. O livro ("Portugal Pequenino"), Margarida, é um encanto. Não só pelas ilustrações. O texto,na minha opinião, pode contentar adultos e crianças. E, como creio que a Margarida tem uma filha novinha...

    ResponderEliminar
  6. Repito o que já disseram: lindas capas! E boa lembrança, maravilhosa lembranças, esta sua de falar deste enorme escritor! Tão pouco falado! Tão esquecido e tão grade que ele é!
    Obrigada!
    Encontrei o seu blog no "Palavras daqui e dali", da Isabel...~
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Seja bem-vinda, e obrigado pela visita!
    Retribuo os seus votos amáveis, MJFalcão.

    ResponderEliminar