quinta-feira, 9 de abril de 2015

Uma louvável iniciativa (39)

Foi em 2009. E a homenagem, nacional, foi levada a cabo pela Esquadrilha de França, para celebrar os 50 anos do início da publicação (1959) da banda desenhada de Asterix e Obelix. E contou com a presença de Albert Uderzo (1927), sobrevivente, que, com René Goscinny (1926-1977), foi responsável pela célebre banda desenhada gaulesa, que correu mundo.

os melhores agradecimentos a C. S..

2 comentários:

  1. Alguns complementos...

    1. 1959 é o ano da primeira publicação (Astérix, le Gaulois), mas não do primeiro álbum. A história foi publicada a partir do primeiro número da revista Pilote, mas apenas saiu em álbum em 1961. Há que ser rigoroso quando se fala da Grande Arte (ggg...).

    2. Uderzo desenhou outra série histórica (e também extremamente popular, ainda hoje - vai com cerca de trinta álbus, dos quais os primeiros oito ou nove desenhados por ele): Tanguy et Laverdure. Neste caso, com argumento de Jean-Michel Charlier, e que também estreou no mesmo ano, na mesma revista, tendo o primeiro álbum também saído em 1961 - L'École des Aigles.

    3. T&L são dois pilotos-aviadores, da força aérea francesa, e pilotam caças Mirage III, tal como os deste filme-homenagem (embora da série dos anos 50, da Dassault). Integram, em 1963 ou 64, a Escadrille des Cigognes, da força aérea, e para além de salvarem o mundo também fazem acrobacias.

    4. Uderzo diz que, em pequenino, queria ser piloto-aviador...

    5. Que saudades. Hei de dedicar um Linguado a T&L, sobretudo na versão de Jijé, que sucedeu, e superou largamente, Uderzo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas correcções (rectifiquei) e achegas que trouxe ao poste, enriquecendo-o.

      Eliminar