sábado, 11 de abril de 2015

Palavras do dia (9)


Não deixei de ver, com imenso agrado, o aperto de mão, no Panamá, entre Obama e Raul Castro. Das breves declarações que fizeram, permito-me concluir que, pelo menos, me pareceram dois homens de boa vontade e dispostos a esconjurar o passado.
Se é certo que raramente me apetece falar de política, também é certo que não podemos passar sem ela, ou dispensá-la, como coisa inútil e alheia. Assim, alinhavei duas ("uma no cravo, outra na ferradura") citações irónicas de J. Pacheco Pereira, da sua crónica de hoje, no jornal Público. Aqui vão:

"No meio disto tudo, o principal partido da oposição responde com os mais pífios cartazes que é possível ter, umas coisas delicodoces com velhinhos abraçados e uns jovens muito alegres, limpinhos e saudáveis a divertir-se com conta, peso e medida. Da próxima vez espero que coloquem gatinhos ou ursinhos de peluche."
....
"Claro que Ricardo Salgado era um oligarca, mas Ricciardi não é; Jardim Gonçalves era-o, mas Paulo Teixeira Pinto não é; Armando Vara era-o, mas Ângelo Correia não é; e por aí adiante. Depois, a rede da sucata é estrutural da relação preversa do passado entre os interesses económicos e o poder político, a dos vistos gold, uma anomalia com que este Governo nada tem a ver."

2 comentários:

  1. Não vi os cartazes do PS, mas posso imaginar. :((

    Quanto à 2.ª citação: comentários para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a primeira parte, a falta de imaginação ou inovação é a mesma, tal como ouvimos até à exaustão músicas de Zeca Afonso, nas campanhas da CGTP ou do PCP. Ou "a gaivota" que está sempre a voar..:-)

      Eliminar