quinta-feira, 9 de abril de 2015

Apontamento 66: Pare, escute e olhe


[Despesas sociais, da Alemanha, numa comparação com outros países]

Há dias, em que a pessoa não consegue alcançar o essencial, perdendo-se nos acessórios, ridículos, sem interesses. De repente, sem saber o motivo, surge, ou por imagens, ou por estatísticas ou outra base de informação, a essência do pensamento sobre determinado assunto.

Neste caso preciso, sobre umas impressões de viagem pela Alemanha, recentemente.

Mesma à distância, sabia que o “slogan” merkeliano: “Então, não estamos tão bem”, exaltando o bem-estar, generalizado, da população alemã, tanto se distanciava da realidade, objectiva, da Alemanha, como os benfazejos daqueles que nos pretendem pintar, por cá, a retoma e outras maravilhas quejandas em Portugal.

O quadro, acima, demonstra e comprova o que observa, na Alemanha, sobretudo aquele que sabe parar, escutar e ver. A desigualdade acentua-se, a degradação rompe – apesar do “manto diáfano da aparência” – a CULTURA e a CONSCIÊNCIA CÍVICA – definham.

Confesso que não gostei do que vi.

Para os admiradores de fora, poderá ser um país que funcione, ao ritmo da Economia e da Finança, com um aspecto organizado que impressiona o forasteiro, facilmente iludível, mas os que sabem escutar, sentem a decadência social e cultural.


Um país considerado rico, que perde a essência cultural e a ambição social não poderá estar ou viver bem. E, lá como cá, os “slogans” ocos não conseguem disfarçar a realidade, preocupante e triste.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário