É simples, responde logo, pura na sua autenticidade, volta a crescer mal a cortam. Renova-se, inunda, alegra. Não espera que a animem, a acariciem, lhe digam que gostam dela. Rompe, corajosa no seu destino de florir. Mas nós gostamos muito da portulaca ou, de forma a corresponder à sua simplicidade, da beldroega. Que nos acompanha, na varanda a leste.
P.S.: para MR.
Não fazia ideia que se chama portulaca. Tendo em consideração as características que descreve, que nome mais adequado!
ResponderEliminarNão sei se tem a ver com Portugal, c. a.. Sei que há beldroegas na Bélgica, mas já não há na Alemanha. Mas a laranja, na Grécia chama-se "portokali", e na Turquia "portakal", se não estou em erro. O que será, com certeza, um sinal de proveniência.
ResponderEliminarE em Israel a laranja também se chama Portugal ou algo semelhante.
ResponderEliminarObrigada pelas beldroegas.
Foi um gosto, MR.
ResponderEliminarPara MR (e não só).
ResponderEliminarEstava hoje um vasinho com Portulaca... no mesmo lugar onde se apanhou um "amor...". Olhei e disse para os meu botões, parece Beldroegas... mas para estar à venda numa florista.... uma das pernadas estava florida, com uma flor amarela. Afinal sempre era Beldroga.
Gostei das rolhas de cortiça no outro vaso... será que pega???
ResponderEliminarRiso, malandro...
"Apanhados!",JAD.
ResponderEliminar(Disseram-nos que as rolhas ajudam a conservar, melhor, a humidade, quando postas na superfície da terra, nos vasos.)
A flor das beldroegas é realmente amarela.
:)))))= riso muito malandro
ResponderEliminarJad, hoje vou ver se ainda consigo comprar o tal vasinho. Com um bocado de sorte...
ResponderEliminarAPS, acha que se eu (quem diz eu, diz...) apanhar uns pés de beldroegas entre a calçada e os puser num vaso, eles são comestíveis? Quando (e se) crescerem... Não acabamos envenenados?
Na calçada, não aconselho, mas nos "verdes" que circundam o seu local de Trabalho, eu arriscava...
ResponderEliminarJá comprei. Cheia de florinhas amarelas e uma cor-de-rosa.
ResponderEliminarAgora, depois de olhar para as do vaso, talvez me arrisque a arrancar algumas nos "verdes". :)
Boa sorte! Não sei como as beldroegas se comportam no Outono/Inverno, mas "regressam",sempre e produzem bem. A HMJ já pôs algumas num pequeno vaso,para levar para LX., e lhas dar...:-)
ResponderEliminar