quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cioran sobre Picasso


Em Dezembro de 1966, E. M. Cioran visitou uma retrospectiva de Pablo Picasso, organizada, no Grand Palais, por Jean Leymaire, em comemoração do 85º aniversário do pintor espanhol. A 15 de Dezembro, regista ("Cahiers/ 1957-1972") o seguinte:
"Exposição Picasso. Um plagiador universal. Todas as formas de arte estão lá representadas: dir-se-ia que ele se aplicou a folhear álbuns e, em seguida... Desmesura; não é a obra de um homem, aquilo que vemos, mas a de quarenta. Ele seguiu todas as modas: oportunismo único, extraordinário. Imitador genial. Sincretismo, recapitulação geral antes do aparecimento da arte abstracta.
Tudo isto é do passado, que digo? é o passado. O passado resumido num só homem. Arrebatamento e decepção. Há algo de desonesto, de falso nesta super-produção. Alguém cuja carreira se não deve imitar - em nenhuma perspectiva. Picasso? É um génio faz-tudo."

8 comentários:

  1. Nunca fui um incondicional de Picasso, e creio que pelas razões enunciadas por Cioran. Constato, no entanto, que idêntica apreciação é possível (pelo menos em certa medida) relativamente à obra de Bach que, não obstante, é um dos meus compositores preferidos. Talvez porque Bach recriou a tradição, Picasso nem tanto... Não sei bem...

    ResponderEliminar
  2. Com a idade,tenho vindo a gostar mais de Picasso,c.a.. Sobretudo quando ele tem aquele traço simples e sensível que quase o faz irmão gémeo de Matisse.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Picasso!
    E o provocador Cioran lá diz: «Picasso? É um génio faz-tudo
    A verdade é que viveu muitos anos, trabalhou muitíssimo e identifica-se sempre, seja nas suas fases azul e rosa, cubista, etc. Desenhou, pintou, fez gravura, escultura, cerâmica...
    Um dia destes falarei de uma exposição de linóleos e gravuras dele que está em Cascais. Belíssima!

    ResponderEliminar
  4. Naquelas dicotomias de juventude, por exemplo: Benfica/Sporting, Cavaleiro Andante/Mundo de Aventuras, eu preferia, inicialmente Salvador Dali a Picasso. Com o tempo e idade, comecei a apreciar (muito) (algumas)obras de Picasso - como digo acima. Na diatribe de Cioran há também alguma dicotomia...

    ResponderEliminar
  5. Em relação a Picasso nunca tive isso, mas Salvador Dali, que eu apreciava muito na minha juventude... já não me entusiasma tanto.
    Dicotomias havia (e ainda há) na literatura, por exemplo, entre Eça/Camilo (preferia o segundo; hoje é-me difícil escolher entre os dois) e Dostoievski/Tolstoi (onde ainda continuo a preferir, de longe, o segundo).
    Todos, os aqui citados, homens de génio.

    ResponderEliminar
  6. E se eu tivesse aproveitado estas "mãozinhas" da foto para ilustrar o poema de Renata Correia Botelho?

    ResponderEliminar
  7. Seria o máximo!...,mas teria de ter um espírito maléfico...(que acho que MR não tem).

    ResponderEliminar