quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bibliofilia 28 : Maria Angelina e Raul Brandão



O livro, que ora se apresenta, deve a sua edição à insistência do Dr. Joaquim dos Santos Simões (1923-2004), fervoroso brandoniano. Professor de Matemática, fundador do Teatro de Ensaio Raul Brandão, animador cultural de Guimarães, Santos Simões foi também presidente da Sociedade Martins Sarmento. Dava-se com a viúva de Raul Brandão, Maria Angelina Brandão (1879-1964?), que o apoiou, pelo menos moralmente, na levada à cena de muitas das peças de teatro do Marido, falecido em 1930. O livro "Um Coração e uma Vontade", saíu em Coimbra, em 1959. Eu devo tê-lo comprado em 1960.
Resulta da boa memória de Angelina Brandão e da persistência de Santos Simões para que ela o escrevesse. O livro não é raro e é um livro de recordações. Mas tem, para mim, um grande valor estimativo. A minha Mãe conhecia a viúva de Raul Brandão e pediu-lhe um autógrafo, em 1962, por mim, que não tivera coragem de o fazer. A Senhora, gentilíssima, acedeu, sorrindo. Tinha uma nobre figura e grande simpatia.
Por isso este livro, para mim, não tem preço.

10 comentários:

  1. Devido aos meus estudos sobre Columbano, cruzei-me bastante com Raul Brandão e Angelina. Tenho por eles um carinho especial. São daquelas pessoas que eu gostava de ter conhecido.
    O livro deve ser difícil de arranjar, mas vou procurar na BN.
    Ela faz alguma referência a Columbano?

    ResponderEliminar
  2. O livro é muito intimista, transcreve cartas de amor entre os dois, viagens dos dois, encontros entre amigos... mas refere algumas pequenas coisas sobre Columbano (pgs. 139/143), esposa,Emília, e a irmã MªAugusta,que fazia rendas de bilros.Há também a transcrição de uma carta de Columbano, de Lisboa, datada de 22/10/1896. Bom proveito!,Margarida.

    ResponderEliminar
  3. Eu tive o privilégio de, durante alguns anos ter sido "cestinha de mão" para a D. Maria Angelina. Ajudei-a em algumas lides domésticas livreiras, sempre que podia. Era quase seu vizinho: a Casa da Beira era muito próximo da Casa do Alto. Maria Angelina tinha uma sensibilidade acima do comum de qualquer mortal. E partilhava a mesma sensibilidade com todos os que com ela conviviam. Guardarei sempre uma terna recordação daqueles momentos. Cheguei a ajudá-la a organizar o manuscrito deste livro que depois editou com este nome, por sugestão do dr. Santos Simões que, por sinal, foi meu professor na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães. Velhos tempos, nobres pessoas. E tudo isto por uma só razão: Raul Brandão. Frassino Machado

    ResponderEliminar
  4. Muito lhe agradeço o seu testemunho. Que, aliás, confirma a fina sensibilidade de Angelina Brandão, Senhora que tive o gosto de conhecer, embora com brevidade, na minha adolescência vimaranense.
    Saudações cordiais!

    Alberto Soares

    ResponderEliminar
  5. Afinal, já por aqui tinha estado...

    Vou pedir à minha amiga Cláudia, da Lumière, que mo guarde, se por lá aparecer (se não for demasiado caro!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que vá ser fácil, mas desejo-lhe a melhor das sortes..:-)

      Eliminar
  6. Muito interessantes comentários e testemunhos sobre a gentiliza de Angelina Brandão. Casal de eleição, sem dúvida, autor de Génio, também. Fica a pergunta. Que participação terá tido Maria Angelina na redação de Portugal Pequenino? Grande em emoção terá sido, por certo. E na escrita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que, com rigor, já ninguém conseguirá responder.

      Eliminar