terça-feira, 28 de setembro de 2010

Curiosidades 18 : almenaras


No poste anterior sobre jacarandás e estorninhos referi, en passant, as almenaras que o Condestável fez, em Palmela, para dar ânimo aos sitiados de Lisboa. Creio ser do conhecimento geral que almenaras eram fachos que se acendiam nos castelos para dar notícia de presença, para longe. Mas julgo que vale também a pena transcrever, da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, a parte em que as refere. Segue:

"...Nun'Álvares foi comer a Coina, e ali repartiu o esbulho per todos, sem havendo pera si parte alguma. E dhi cavalgou e foi a Palmela; e quando foi noite, mandou fazer tais almenaras de fogo, de guisa que o viam os de Lisboa, por saberem os da cidade que estava ele ali, e tomarem algum esforço.
E certamente assim foi de feito, que o Mestre, quando viu aquelas almenaras de fogo em Palmela bem entendeu que era Nun'Álvares que ali estava com suas gentes, e houve mui gram prazer, ele e todos aqueles que o viam; e mandou acender grandes tochas no grande eirado dos paços del-rei hu estonce pousava, por as verem de Palmela, e lhe dar a entender que via suas almenaras e que lhe respondia com aqueles lumes, pois outra fala antre eles haver não podia. E assim esteve o Mestre per um bom espaço falando com os seus nos feitos de Nun'Álvares com aquele doce razoar e louvores quais tão leal servidor merecia de se dele dizerem. Desi colheu-se pera sua câmara.
Nun'Álvares er apagou seus fogos por cobrar o sono que dante perdera; onde fique com boas noites. E nós tornemos ver a atribulada Lisboa, em que ponto está. ..."

Sem comentários:

Enviar um comentário