terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como fazer um balão...


A pastilha elástica (chiclete) chegou à Europa com os soldados americanos, sobretudo durante e depois da II Grande Guerra Mundial. O seu uso difundiu-se rapidamente e começou, mesmo, a fabricar-se no Continente Europeu - como se pode ver no verso de um dos cromos que se mostram na imagem. Os pequenos cartões plastificados eram um brinde que acompanhava, no interior da embalagem, a pastilha elástica. Creio que custavam Esc. $50 ou 1$00. Estes cromos que acompanhavam os chicletes, devem ter pertencido às primeiras "fornadas" que chegaram a Portugal - e até ensinavam a fazer um balão!... A influência americana é notória: os artistas de cinema, fotografados e representados, são maioritariamente ianques.

3 comentários:

  1. Lembro-me lindamente desta colecção de cromos das pastilhas elásticas. E de trazerem a explicação de como fazer o balão.
    Aqui há tempos tive uma dama sentada ao meu lado num concerto a mascar pastilhas elásticas e a fazer balões, um dos quais deu um estalo. Eu estava passada... e morta de riso.

    ResponderEliminar
  2. O Adams foi o grande campeão, quando apareceu, naquelas caixinhas chocalhantes...
    E, esses rebentamentos de balões são bem irritantes, muitas vezes...

    ResponderEliminar
  3. Depois foram as Gorila, qua ainda andam por aí.

    ResponderEliminar