quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homo homini lupus (Homem lobo do homem)


Cruzam-se notícias. Entre o "injusto, indecente, desproporcionado (modelo económico)..." referido pelo prateado e fleumático bispo Carlos Azevedo, pressionado pela quase rotura financeira de delegações de apoio social, orientadas pela Igreja; e entre os "925 milhões de famintos no mundo", número divulgado pela FAO; mas ainda, e por outro lado: (em Portugal) "em 2009 se ter atingido um novo recorde de aberturas de centros comerciais..."
Quando saí, esta manhã, deparei com uma velha mulher andrajosa a vasculhar com um pau o contentor do lixo. Como em Dezembro de 2005, desembarcado cerca da meia-noite, entre a Av. da República e a Av. E. U. da América, dei de caras com um grupo de 4 ou 5 emigrantes em volta dos contentores de um supermercado.
Um sexto faminto (?) aproximou-se, pé ante pé, lentamente. O grupo do leste, quando o viu, já próximo, correu-o à paulada...

3 comentários:

  1. Vi uma reportagem há anos sobre isto que conta, e um dossupermercados que mostravam era o de Entrecampos. De revolver o estômago.
    E tenho visto algumas pessoas a vasculharem os caixotes do lixo. Como é possível, neste século...

    ResponderEliminar
  2. Assim vai o Mundo, como diziam as "Actualidades Francesas", nos anos 60...

    ResponderEliminar