sábado, 18 de setembro de 2010

D. Francisco de Portugal e a Arte de Galantaria


Já aqui falamos (28/6/2010) de D. Francisco de Portugal (1585-1632) e da sua bem humorada Arte de Galantaria, publicada, postumamente, em 1670. No livro, são referidos 26 artigos, nos Estatutos ditos da Galantaria. Vamos transcrever o primeiro:
"Primeiramente ordenamos por proximidade e boa consciência que, vendo a cair-se uma Dama, possa o galã que estiver presente ao duro caso, oferecer-lhe um amortalhado em a capa, porque menos inconveniente é arrimar-se ela nele do que se quebrar um seu; e consegue também livrar-se de uma descompostura. Desta parece que só poderá sair-se bem fazendo como o outro que, cobrindo-a com a capa, deitou a fugir: sorte de touro e de Dama..."

2 comentários:

  1. Artes perdidas, nestes dias em que até já a simples cortesia é tantas vezes esquecida, não só por novos mas também por graúdos.

    ResponderEliminar
  2. Palavras de sabedoria, LB, infelizmente. Não há quase passagens de testemunho (onde o há) e o resto parece, muitas vezes, barbárie das trevas (TV's, jogos de computador...). Talvez venha a suceder um Renascimento. A humanidade sempre foi feita de avanços e retrocessos.

    ResponderEliminar