segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cinzento, azul escuro e branco


Hoje de manhã, aqui à volta, e quando saí de casa, já ouvi muito "eduquês" a ser falado. Era uma língua a que já não estava habituado. Felizmente, não saí à hora da chegada das criancinhas uivantes. Mas o "eduquês" será uma fatalidade nos próximos meses. Tenho que comprar um dicionário actualizado. Já vi que há uma palavra nova: NEE. E não sei o que quer dizer...
Agora à noite, nuvens cinzentas, imensas, cruzam o céu, vindas do mar e em direcção ao Leste. A Lua Nova é apenas, e sempre, uma suspeita secreta, na difusa luminosidade. A noite estabilizou, serena, na frescura de uma brisa ligeira. Até parece que cheira a maresia mas, prosaica e realmente, decerto que, algures, estarão a grelhar peixe para um jantar tardio. (Porque é que, hoje, estarei, tão cínico?)
O "aladino" está espevitadíssimo, de olho aberto e atento, desde as 20,30. Cinco gaivotas em "az", muito altas, lombo branco, e em contraciclo das nuvens, voam em direcção ao mar. Contrastam, fortemente, com o cinzento e o azul escuro do céu. Boa viagem!

4 comentários:

  1. Como eu hoje comprei um Dicionário (novo, para mim; ver o outro sítio) posso ensinar o NEE, embora nada saiba sobre o "eduquês". NEE é a negação da negação o mesmo que "nem pensar"... ou será que estou errado (o que pode ser, dado que o dicionário que comprei é de 1695) :-)))))

    ResponderEliminar
  2. "Ad latere"(?)creio que está correcta a equivalência. No entanto, a minha tradutora oficial vai tentar investigar mais aprofundadamente este neorriquilogismo que saíu dos altos cérebros pensantes do MÉ.

    ResponderEliminar
  3. Quebrando o meu juramento pessoal de não falar sobre o sistema (i.e. ME e quejandos), explica-se, então, mais esta abreviatura:
    Necessidades Educativas Especiais.Contudo, o palavrão é muito suave para tudo o que mais este "eduquês" implica no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  4. NEE = Necessidades Educativas Especiais = Negação da Negação [para aprender]...

    ResponderEliminar